Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- O Koha em Portugal: resultados do inquérito nacional realizado em 2023Publication . Marques, Luísa Maria Lousã; Gabriel, GraçaO sistema de gestão de bibliotecas Koha está amplamente implementado em Portugal. Para averiguar a experiência no uso deste sistema, pelos seus utilizadores, foi elaborado um inquérito por questionário online da autoria do Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal.
- Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em PortugalPublication . Marques, Luísa Maria Lousã; Gabriel, Graça; Cachopas, António Manuel Chambel; Manuel, Rafael António JúlioO Koha é um software Open Source com gestão integrada de serviços de bibliotecas, disponibilizado a nível mundial no ano de 2000 e adotado em Portugal no ano de 2007. O Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal surgiu em 2017, na celebração dos 10 anos da implementação deste sistema no nosso país, a partir da vontade de cooperação entre várias instituições do ensino superior e, na atualidade, integra igualmente bibliotecas municipais. Este é um grupo aberto, constituído por utilizadores que decidiram colaborar e aproveitar o princípio do software livre no que concerne à liberdade de usar, estudar e partilhar. Inspirados no modelo conceptual do “DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens” (Vuorikari, Kluzer, & Punie, 2022), concebido pela União Europeia, apresentamos um enquadramento das várias iniciativas desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho até ao momento, a partir do desenvolvimento das competências digitais, não só dos seus membros e demais profissionais da informação envolvidos na utilização e gestão do Koha, mas também no elevado contributo das iniciativas para todos os utilizadores do sistema.
- Contributo do Koha para a capacitação digital dos profissionais da informaçãoPublication . Filipe Gabriel, Graça da Conceição; Marques, Luísa Maria Lousã; Manuel, Rafael António JúlioO “Guião para a década digital” (Comissão Europeia, Direção-Geral das Redes de Comunicação, n.d.) e o “DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens” (Vuorikari et al., 2022), ambos apresentados pela União Europeia, fornecem importantes diretrizes para os Estados Membros alcançarem as metas da década digital até 2030, dando particular ênfase à exigência de novas competências para todos os profissionais da informação. O DigComp 2.2 estabelece cinco áreas de desenvolvimento: literacia de informação e dados, comunicação e colaboração, criação de conteúdos digitais, segurança, e resolução de problemas. Nesta apresentação analisaremos resumidamente o contributo do Koha para aumentar as competências digitais e promover o desenvolvimento profissional dos profissionais de informação, tendo em conta cada uma das cinco áreas de desenvolvimento estabelecidas no DigComp 2.2.
