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Barroso Silva da Cruz, Cristina

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  • Sobre a importância da reflexão e do questionamento
    Publication . Estrela, Antónia; Cruz, Cristina
    Os artigos que se apresentam neste número mostram questões essenciais do nosso tempo, que merecem reflexão. Numa altura em que os desafios e as oportunidades se entrelaçam, é crucial que estejamos atentos aos temas que moldam a nossa sociedade e a nossa mundividência.
  • Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : La création artistique collaborative et ses implications
    Publication . Vohlgemuth, Laurence; Correia Rocha, Carla; Arez, Abel; Felicio, Pedro; Nobre, Maria José; Gama, Ana; Cruz, Cristina; Campos, Joana
    Le programme de formation de la licence en animation socioculturelle (ASC) de l’Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), ouverte en 2006, a subi, en 2016, certaines modifications dont une, concernant la deuxième année, particulièrement profonde. Les disciplines artistiques et sportives optionnelles qui étaient enseignées de façon autonome par des professeur.e.s travaillant seul.e.s ont été intégrées dans la discipline d’encadrement du stage d’initiation professionnelle. Cette décision résulte d’une part de l’analyse de données recueillies auprès des étudiante.s, des enseignante.s et des orientateurs/trices de stage, mais surtout, au-delà de la véhémence de la démocratie culturelle, d’un changement paradigmatique du concept d’« art » et de « création artistique » en particulier quant à la relation ou au jeu d’interactions entre l’artiste et son public, plaçant l’art participatif au centre de processus de transformation sociale.
  • Formação de animadores socioculturais: breve reflexão em torno de uma experiência no ensino superior
    Publication . Campos, Joana; Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina
    A formação dos Animadores Socioculturais, nos seus diferentes elementos e modalidades representa um dos constituintes de construção e configuração das identidades destes profissionais. A tomada da formação destes profissionais por instituições de ensino superior constitui-se como fator determinante no processo de profissionalização do grupo profissional, por contribuir para a sua afirmação. Por outro lado, essa formação refletiu-se na configuração dos perfis identitários destes profissionais. É partindo deste pano de fundo que se propõe uma reflexão em torno da formação inicial em Animação Sociocultural, no caso particular da experiência desenvolvida numa instituição do ensino superior pública portuguesa, do ensino politécnico. Para essa reflexão mobilizam-se os resultados dos processos de avaliação e reflexão desenvolvidos no âmbito das equipas de docentes e com os estudantes do curso, sobretudo no que à Iniciação à Prática Profissional diz respeito; e ainda, o pensamento de diversos autores que têm contribuído para a discussão em torno da formação, profissionalização e definição dos perfis identitários dos Animadores Socioculturais, mobilizados no âmbito da formação inicial dos Animadores Socioculturais nesta instituição. A reflexão centra-se em torno do conhecimento (profissional) dos animadores socioculturais e o seu perfil profissional (Gillet, 1996; Dansac & Vachée, 2016, 2019) como elementos de construção e configuração das identidades profissionais deste grupo, considerando alguns dos desafios que se colocam às instituições de formação inicial, como a consequência da “academização” da formação (Rullac, 2016), o risco da “tecnicização das práticas” (Ucar, 2011; Besse-Patin, 2014) e o “afastamento” dos princípios e matrizes fundadoras da Animação Sociocultural (Vohlgemuth e outros, 2013).
  • Mediadores artísticos e culturais: que profissionalidade?
    Publication . Cruz, Cristina; Vohlgemuth, Laurence
    Este número temático da revista Da investigação às práticas nasce da realização do I Congresso Internacional de Mediação Artística e Cultural realizado na ESELx entre os dias 11 e 12 de Julho de 2022 no âmbito do Projeto PI&CA 2021-2023 “Entre: investigação em Mediação Artistica e Cultural” financiado pelo Centro de Interdisciplinar em Estudos Educacionais da ESELx.