Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Almeida, António; Vieira, Natália; Loureiro, Cristina
    O conjunto de textos reunidos nestas atas corresponde às comunicações apresentadas pelos participantes no VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional - sob o lema ―Estética e Arte em Educação‖ que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa entre os dias 27 e 28 de novembro de 2015. O Encontro, organizado pelo CIED (Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais) e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, procurou constituir-se como um espaço de reflexão e debate em torno do papel desempenhado pela Estética e Arte na Educação, contemplando a diversidade de contextos formais, não formais e informais. Os dois dias em que decorreu o Encontro ficaram marcados pela partilha de experiências desenvolvidas em contextos variados que possibilitaram uma discussão e reflexão conjuntas acerca de posicionamentos teóricos face à educação e à arte, práticas e contextos de criação artística, mediação e inclusão, contemplando modalidades de abordagem variadas. Os objetivos iniciais do Encontro foram: i) promover a partilha de conhecimentos/experiências e a reflexão crítica, partindo de práticas nas diversas áreas artísticas, ii) contribuir para uma maior compreensão sobre o papel da Estética e das Artes nos processos educativos em contextos formais, não formais e informais, iii) estabelecer diálogos interdisciplinares, considerando problemáticas centradas nos desafios e alternativas aos modelos de educação artística, inclusão, mediação, intervenção social e ativismo artístico. Considerando a multiplicidade de questões implicadas no cruzamento entre as artes e a educação, envolvendo práticas artísticas, práticas educativas, fruição, interpretação e reflexão crítica em torno dos processos e dos objetos de arte, foram delineados seis eixos temáticos que igualmente compõem o presente volume de atas: 1) Intervenção artística e inclusão; 2) Mediação Artística e Educação; 3) Criação artística e contextos educativos; 4) As Artes nos curricula; 5) Educação em Artes e Artes em Educação; 6)Articulação das Artes com outras literacias. Para além destes eixos temáticos foram ainda desenvolvidos workshops, dos quais são aqui apresentados alguns resultados. O eixo 1 - Intervenção artística e inclusão – procura dar conta de um conjunto de modalidades de intervir em contextos socioculturais/educativos diversos através das práticas artísticas, considerando o seu papel na formação plena do indivíduo atendendo às suas dimensões sociais, cognitivas, culturais, criativas, etc. e reconhecendo que a inclusão se constitui como um processo dinâmico e marcado pela reciprocidade. O eixo 2 - Mediação Artística e Educação – incide sobre a teia de ligações entre os processos, práticas e objetos artísticos, os contextos de criação e divulgação e os públicos, considerando as dimensões educativas do espaço intersticial entre a esfera da criação e da receção. O eixo 3 - Criação artística e contextos educativos – coloca o enfoque na esfera da criação, assumindo-se como espaço de partilha de experiências no âmbito dos processos criativos que se desenvolvem em diversos contextos educativos (formais e não-formais), assumindo uma dimensão mais espacializada ou mais transversal. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação| 5 O eixo 4 - As Artes nos curricula – procura dar conta do papel das artes no desenho curricular de vários níveis de ensino, considerando questões de ordem teórica, modelos pedagógicos e contributos para um espetro vasto de aprendizagens e competências a desenvolver. O eixo 5- Educação em Artes e Artes em Educação – abrange uma dimensão mais alargada da educação artística, considerando os vários modelos teóricos que lhe estão subjacentes e rspetivas metodologias de abordagem. O eixo 6 - Articulação das Artes com outras literacias - incide nas possibilidades de estabelecer abordagens de natureza interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar com outros domínios disciplinares de modo a beneficiar de contributos recíprocos na construção de um conhecimento integrado. O Encontro contou com a presença de 153 participantes, sendo que foram apresentadas 50 comunicações, 6 posters, 1 mesa redonda sobre Mediação Artística e Cultural com a participação de representantes de instituições, como a Culturgest e o Museu do Chiado, ou de associações que desenvolvem modelos participativos de intervenção e mediação cultural e artística. Foram igualmente dinamizados 6 workshops práticos, apresentadas exposições com projetos de intervenção artística na comunidade e com manifestos artísticos a partir de problemáticas educativas e uma feira da Cerâmica. Finalmente, todos os textos aqui apresentados recolheram os contributos da apresentação pública das comunicações e da discussão de ideias acerca da importância das artes na educação considerando os eixos temáticos abordados, bem como de um processo de blind review.
  • Cartographies of the creative process: Use of mind mapping in contexts of artistic education
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Arez, Abel; Vieira, Natália
    This text approaches the use of mind maps as an integrated instrument in creative processes undertaken in two artistic education contexts with different characteristics: the Arts and Technologies Workshop III course of the degree in Visual Arts and Technologies and the Arts and Physical Education course in the Master in Teaching in the 1 st Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education (in both the variants of Portuguese, History and Geography of Portugal or Maths and Sciences). Developed processes, results, and associated assessment are presented.
  • ParticipART – “Amanhã temos bom dia”. Projeto artístico de intervenção comunitária
    Publication . Arez, Abel; G Dias, Alfredo; Matos, Joana; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Pereira, Teresa Matos
    O texto apresenta o processo de trabalho realizado no âmbito do projeto ParticipART – Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histórico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memória dos espaços, do trabalho e das vivências da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplomados do curso de Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e Mediação Artística e Cultural (MAC), da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa Através das práticas associadas à Street Art ou Community-Based Art foram propostas abordagens no âmbito das artes visuais e das artes performativas (música e teatro) a problemáticas locais que envolvem a transmissão da memória coletiva dos lugares ou do trabalho operário, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, técnicos, artísticos, bem como a expressão de intersubjetividades. Neste sentido, foram desenvolvidas as ligações entre a problemática da memória do trabalho industrial a deslocação das zonas rurais para os espaços urbanos e a construção coletiva das identidades ligadas aos lugares. O processo de trabalho articulou-se ainda com o projeto “Becos e Esquinas”, proposto pela associação L1B e envolveu a realização de um espetáculo multidisciplinar intitulado “Amanhã temos bom dia” e intervenções artísticas em espaço urbano.
  • Cartografias do processo criativo: Utilização de mind mapping em contextos de educação artística
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Arez, Abel; Vieira, Natália
    Este texto aborda a utilização de mind maps enquanto instrumento integrado em processos criativos realizados em dois contextos de educação artística de características diferentes: as Unidades Curriculares de Oficina de Artes e Tecnologias III da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias e Artes e Educação Física dos Mestrados em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (nas variantes de Português, História e Geografia de Portugal ou Matemática e Ciências Naturais). São apresentados os processos desenvolvidos, resultados e respetiva avaliação.
  • Processos criativos e comunidade: saber ser com Música, Teatro e Artes Visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Sá, Kátia; Vieira, Natália
    A comunicação proposta apresenta o processo de trabalho realizado no âmbito do projeto ParticipART - Criação, Comunidade e Desenvolvimento, que incidiu nas possibilidades inclusivas da prática artística com um grupo de crianças e jovens. O projeto ParticipART é um projeto extracurricular de Investigação, Desenvolvimento & Criação Artística, apoiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa, e visa fomentar processos de criação artística em diferentes contextos comunitários, com estudantes de artes visuais e tecnologias da Escola Superior de Educação. O projeto integra um conjunto de atividades que configuram diferentes modalidades de trabalho criativo com a comunidade e para a comunidade. Uma das atividades, desenvolvida no concelho de Santiago do Cacém, foi o workshop MovimentARTE. Este workshop assumiu-se como momento de contacto inicial com um grupo de crianças e jovens e envolveu as áreas da Música, Teatro e Artes Visuais. Considerando a importância das relações interpessoais/sociabilidades, este trabalho teve como objetivo a promoção do saber ser através das práticas e processos criativos no âmbito destas três áreas e constituiu-se enquanto proposta inclusiva em torno dos afetos e das emoções, proporcionando a oportunidade de explorar diferentes linguagens artísticas, de modo integrado, visando a inteligência emocional, designadamente o relacionamento interpessoal, motivação e empatia.