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- As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João SerrãoPublication . Belo, SaraSendo a voz na criação cénica um tema muito pouco explorado na teoria do teatro em Portugal, salvo honrosas e balsâmicas excepções, este artigo é apenas um pequeno gesto, ou para ser mais precisa, uma homenagem a duas professoras, Natália de Matos e Maria João Serrão, que dedicaram a maior parte do seu tempo e esforço ao ensino da voz numa escola de referência como é a E.S.T.C., Escola Superior de Teatro e Cinema em Portugal. Conhecer o trabalho destas docentes poderá dar-nos uma perspectiva de como foi o ensino da voz do pós 25 de abril até à viragem do milénio. Poderá também ajudar-nos a distinguir o que do seu legado faz parte de uma prática de ensino ou o que foi abandonado. Poderemos ainda, a partir desta observação, entender, aos olhos de uma prática teatral contemporânea e de outras correntes de pensamento da voz enquanto elemento da criação cénica, como poderá ser projectada a sua aprendizagem.
- A voz como lugar de encontro e inclusão nas artes performativasPublication . Belo, SaraNeste artigo são abordados não só o carácter único e relacional da voz trazido por Adriana Cavarero, como o poder inclusivo e feminista da pesquisa vocal em contraponto a uma abordagem logocêntrica e melocêntrica com que, maioritariamente, é pensada a vocalidade. Secundarizada, como uma "sobra" ou um excesso decorrente de um discurso, a voz para além do logos é arredada da teoria, mesmo por autores mais disruptivos como Judith Butler. No entanto, criadores/vocalistas/pensadores como Cathy Berberian, Antonin Artaud, Meredith Monk, Fátima Miranda, Roy Hart, Diamanda Galàs, Laurie Anderson dão-nos pistas inspiradoras de como a voz pode romper os paradigmas instituídos.
- A voz na criação cénica: reflexões sobre a vocalidade do actorPublication . Belo, SaraA voz do actor pode ter diversas utilizações e sentidos de orientação. A confrontação do pensamento sobre a voz no teatro de alguns especialistas nesta matéria tais como: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo e Sara Pereira Lopes, foi objecto de estudo de uma parte substancial deste trabalho. Depois de contextualizar a prática da aprendizagem e do acompanhamento vocal dos actores na realidade teatral portuguesa, foi realizado um exercício prático e um documentário (que é parte integrante desta dissertação) sobre as diversas formas de uso da voz na criação cénica e constatadas as suas possibilidades expressivas, potenciando a sua materialidade sonora, corpórea e emocional, dando à concretização da palavra e do som vocal uma dimensão cénica, relacionando o corpo, a voz e a emoção.
- Pré-voz: silêncio pleno de potência e sentidoPublication . Belo, SaraEste artigo desenvolve o conceito de Pré-Voz, ancorado não só numa prática artística — onde são referidas algumas pesquisas performativas vocais, nomeadamente no espectáculo MAGMA (solo vocal) e em obras de pioneiros da pesquisa vocal como Cathy Berberian e Meredith Monk —, mas também na teorização elaborada por Gilles Deleuze quanto ao conceito de pré-pictórico, na de Gilbert Simondon quanto à noção de pré-indivíduo e na de Eugenio Barba quanto à de pré-expressivo. A Pré-Voz como potência e sentido do gesto vocal é também um ainda Nada sonoro que se irá revelar em parte na emissão vocal. Na procura de uma vocalidade que mais directamente traduza o seu carácter ontológico e singular, a pintura de Francis Bacon é tomada como um impulsionador da emergência vocal em cena, resultando num afastamento do logocentrismo e melocentrismo, que são comummente considerados a principal função da voz.
- Voz nua: experimentalismo vocalPublication . Belo, SaraA pesquisa vocal como forma de libertar o lado mais íntimo e escondido da voz dando-lhe espaço de criação artística, des-logocentrado e inclusivo. Numa época em que ansiamos por tolerância e em que nos debatemos com as questões da igualdade e da dignidade humana, a voz pode ser um lugar de encontro, inclusão, comunhão e comoção.