Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Criação de objetos: abordagem interdisciplinar entre a matemática e as artes plásticas
    Publication . Regatão, José Pedro; Loureiro, Cristina
    Neste texto apresenta-se o resultado dos trabalhos desenvolvidos por educadoras do pré- escolar, através das experiências de aprendizagem interdisciplinares que associaram as artes visuais e a matemática. A metodologia utilizada baseou-se no modelo de aprendizagem Arts Based Educational Research (ABER). Foram analisados um conjunto de trabalhos que exploram ambas as áreas de conhecimento, ou que se focam apenas numa, revelando a sua contribuição didática para o conhecimento e compreensão de diversos conceitos.
  • Arte urbana: da teoria à prática em contexto real
    Publication . Regatão, José Pedro
    A arte urbana tem despertado o interesse da sociedade em geral por um modo de expressão que ganha protagonismo na paisagem urbana das cidades, tornando-as numa espécie de galeria aberta. A criatividade e o impacto visual de diversos murais pintados um pouco por toda a cidade são reflexo de um movimento artístico e cultural que tem conquistado uma forte visibilidade pública. Neste artigo pretendemos analisar a criação da Unidade Curricular Arte Urbana, no âmbito do ensino superior artístico, tal como a prática pedagógica desenvolvida no decurso desta eletiva teórica-prática, oferecida pela Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Abordaremos as metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas nesta disciplina, bem como os conteúdos disciplinares ministrados, entre os quais se destaca o projeto de conceção e produção de um mural para o espaço urbano.
  • O livro de artista: potencialidades pedagógicas no ensino do desenho
    Publication . Regatão, José Pedro
    O livro de artista é uma modalidade de expressão que tem crescido de popularidade entre artistas plásticos que reconheceram as potencialidades expressivas deste suporte para a criação artística. Neste artigo pretendemos apresentar os aspetos pedagógicos da utilização do livro de artista no ensino da disciplina de desenho, refletindo sobre a utilização deste instrumento no âmbito da educação artística e analisando os resultados da sua aprendizagem. Enquanto espaço experimental por natureza, o livro de artista permite uma grande diversidade de abordagens e formatos, sendo por esse motivo um suporte ideal para promover a aprendizagem de diferentes técnicas e linguagens do desenho. Concluiu-se que este projeto promoveu uma abordagem experimental ao desenho, incentivou a pesquisa e a mobilização de conceitos, tendo proporcionado a aquisição de diversas competências técnicas e visuais.