Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Arte urbana: da teoria à prática em contexto real
    Publication . Regatão, José Pedro
    A arte urbana tem despertado o interesse da sociedade em geral por um modo de expressão que ganha protagonismo na paisagem urbana das cidades, tornando-as numa espécie de galeria aberta. A criatividade e o impacto visual de diversos murais pintados um pouco por toda a cidade são reflexo de um movimento artístico e cultural que tem conquistado uma forte visibilidade pública. Neste artigo pretendemos analisar a criação da Unidade Curricular Arte Urbana, no âmbito do ensino superior artístico, tal como a prática pedagógica desenvolvida no decurso desta eletiva teórica-prática, oferecida pela Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Abordaremos as metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas nesta disciplina, bem como os conteúdos disciplinares ministrados, entre os quais se destaca o projeto de conceção e produção de um mural para o espaço urbano.
  • Arte e Matemática: um caminho para a integração curricular
    Publication . Loureiro, Cristina; Regatão, José Pedro
    A unidade curricular (UC) de Arte e Matemática integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Artística e foi concebida com o propósito de estudar e desenvolver, do ponto de vista didático, a integração entre as artes visuais e a matemática. As artes revelam-se assim determinantes e valiosas não só para a formação integral de professores e educadores como para o desenvolvimento destes ao longo da vida. As aprendizagens artísticas associadas às aprendizagens matemáticas oferecem diversas formas de abordagem a questões habitualmente desvalorizadas ou nem sempre abordadas.
  • Pensar o desenho: interseções entre linguagens artísticas
    Publication . Regatão, José Pedro; Viana, Mariana
    Promover o diálogo entre duas formas de expressão artística é contribuir para um entendimento interdisciplinar da arte, para além de esbater as fronteiras entre as disciplinas, suscita aproximações e intercâmbios. É comum observar diversos exemplos de interseções entre disciplinas artísticas, por exemplo, a dança e as artes visuais, o teatro e o vídeo, o cinema e o desenho. A contaminação entre estas linguagens, não só potencia o seu diálogo, como permite pensar a arte na sua aceção mais ampla.
  • O livro de artista: potencialidades pedagógicas no ensino do desenho
    Publication . Regatão, José Pedro
    O livro de artista é uma modalidade de expressão que tem crescido de popularidade entre artistas plásticos que reconheceram as potencialidades expressivas deste suporte para a criação artística. Neste artigo pretendemos apresentar os aspetos pedagógicos da utilização do livro de artista no ensino da disciplina de desenho, refletindo sobre a utilização deste instrumento no âmbito da educação artística e analisando os resultados da sua aprendizagem. Enquanto espaço experimental por natureza, o livro de artista permite uma grande diversidade de abordagens e formatos, sendo por esse motivo um suporte ideal para promover a aprendizagem de diferentes técnicas e linguagens do desenho. Concluiu-se que este projeto promoveu uma abordagem experimental ao desenho, incentivou a pesquisa e a mobilização de conceitos, tendo proporcionado a aquisição de diversas competências técnicas e visuais.
  • A arte urbana em contexto pedagógico: reflexões sobre uma unidade curricular
    Publication . Regatão, José Pedro
    Este texto pretende refletir sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Arte Urbana que integra a Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT). Esta UC eletiva opcional, de natureza teórico-prática, com uma carga horária semanal de duas horas letivas (3 ETCS), foi por nós criada (no ano letivo 2016-17) para responder a uma necessidade específica de aprendizagem num subdomínio das artes plásticas.