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Anastácio Centeno, Maria João

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  • Jornalismo português de cinema: um olhar para a imprensa, televisão, rádio e online
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    O Jornalismo Cultural abrange vários subgéneros de acordo com as diferentes manifestações artísticas e culturais. Um deles é o Jornalismo de Cinema, que se situa no mesmo quadro conceptual do Jornalismo Cultural, possuindo as mesmas características e assumindo-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico, mas com a actividade cinematográfica enquanto objecto. No entanto, e apesar de o cinema ser uma das três principais manifestações artísticas presentes nas páginas dos principais jornais portugueses entre 2000 e 2010 (de acordo com dados do projecto Cultura na Primeira Página), o Jornalismo de Cinema ainda é um campo por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. A presente comunicação pretende apresentar os resultados da análise à cobertura cinematográfica realizada pelos principais jornais portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) nas versões impressas e online e pelos programas televisivos especializados em cinema (Janela Indiscreta, Cartaz Cinema e Cinebox) e radiofónicos (Cinemax e A Grande Ilusão), de forma a identificar as principais características do Jornalismo português de Cinema ao longo do ano 2019. A análise permite-nos concluir que estamos perante um jornalismo caracterizado pela divulgação, nomeadamente a propósito das estreias de filmes, uma vez que se verifica o seguimento escrupuloso pelos jornais e programas analisados do calendário de estreias. Por sua vez, o carácter reflexivo e interpretativo, característico do jornalismo de cinema e do seu formato identificador, a crítica, sai enfraquecido pela força da atualidade. Assim, propomos, com esta comunicação, problematizar a cobertura jornalística que foi feita pelos jornais portugueses do cinema durante o ano de 2019. Esta comunicação faz parte da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal” financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
  • A cobertura jornalística do cinema: géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    No âmbito da investigação de doutoramento, financiada pela FCT, procuramos identificar e problematizar os géneros jornalísticos da cobertura jornalística ao cinema realizada pelos principais media portugueses ao longo do ano de 2019. O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda muito pouco explorado pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do jornalismo cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e reflexivo. O presente artigo procura, a partir de uma análise de conteúdo às páginas impressas e online dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público) e das páginas online dos programas Cinemax, da Antena3 e Cinebox, da TVI24, identificar e problematizar os géneros jornalísticos da cobertura ao cinema realizada por estes órgãos durante o ano de 2019. Neste sentido, procuramos analisar os géneros jornalísticos utilizados, tendo em conta os temas abordados, o estilo discursivo, os protagonistas ou as opções multimédia utilizadas nas páginas online.
  • A crítica de cinema na imprensa portuguesa
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    A crítica é considerada o género de excelência do jornalismo cultural e especificamente do jornalismo de cinema. Sendo considerada um dos géneros de maior exigência do campo jornalístico, regista uma longa tradição de presença nos media com um forte carácter reflexivo do contexto cultural e artístico. No que diz respeito à cobertura jornalística de cinema, é o género mais frequente em jornais internacionais. A presente comunicação apresenta resultados da investigação à cobertura jornalística realizada pelos principais jornais portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) nas suas versões impressa e online durante o ano de 2019, atendendo a quem são os autores mais frequentes da crítica de cinema e que tipologia de crítica está presente na imprensa portuguesa. Desta forma, verificamos que a crítica de cinema é o género mais comum no que diz respeito à cobertura jornalística na versão impressa dos jornais e que tal não se verifica na versão online dos mesmos.
  • Jornalismo de cinema: um olhar para a imprensa, televisão, rádio e online
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    O Jornalismo Cultural abrange vários subgéneros de acordo com as diferentes manifestações artísticas e culturais. Um deles é o Jornalismo de Cinema, que se situa no mesmo quadro conceptual do Jornalismo Cultural, possuindo as mesmas características e assumindo-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico, mas com a actividade cinematográfica enquanto objecto. No entanto, e apesar de o cinema ser uma das três principais manifestações artísticas presentes nas páginas dos principais jornais portugueses entre 2000 e 2010 (de acordo com dados do projecto Cultura na Primeira Página), o Jornalismo de Cinema ainda é um campo por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. A presente comunicação pretende apresentar os resultados da análise à cobertura cinematográfica realizada pelos principais jornais portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) nas versões impressas e online e pelos programas televisivos especializados em cinema (Janela Indiscreta, Cartaz Cinema e Cinebox) e radiofónicos (Cinemax e A Grande Ilusão), de forma a identificar as principais características do Jornalismo português de Cinema ao longo do ano 2019. A análise permite-nos concluir que estamos perante um jornalismo caracterizado pela divulgação, nomeadamente a propósito das estreias de filmes, uma vez que se verifica o seguimento escrupuloso pelos jornais e programas analisados do calendário de estreias. Por sua vez, o carácter reflexivo e interpretativo, característico do jornalismo de cinema e do seu formato identificador, a crítica, sai enfraquecido pela força da atualidade. Assim, propomos, com esta comunicação, problematizar a cobertura jornalística que foi feita pelos jornais portugueses do cinema durante o ano de 2019. Esta comunicação faz parte da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal” financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
  • A cobertura mediática ao filme The Irishman, produzido pela Netflix
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    A distribuição de filmes através de plataformas de streaming, como a Netflix, tem crescido exponencialmente nos últimos anos. No âmbito da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jornalística ao filme The Irishman. O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. A presente comunicação procura, a partir da análise de conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, identificar as características da cobertura mediática ao filme produzido e realizado por Martin Scorsese e distribuído pela Netflix, The Irishman. Desta forma, propomos analisar a cobertura realizada a este filme, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o âmbito em que o filme é mencionado, atendendo a que se trata de um filme distribuído unicamente pela Netflix.
  • Jornalismo de cinema português: o caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    No âmbito da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jor nalística aos filmes portugueses Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. O Jornalismo de Cinema consti tui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógi co. A presente investigação procura, a partir da análise de conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), progra mas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em ci nema, identificar as características da cobertura mediática ao cinema português, especificamente quatro filmes estrea dos em 2019: Diamantino de Gabriel Abrantes, Variações de João Maia, A Herdade de Tiago Guedes e Vitalina Varela de Pedro Costa. Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o âmbito em que o filme é mencionado.