Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativoPublication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, AnaEm educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.
- Pre-service teachers ideas of collaborative work when using a wiki to construct a lab notebookPublication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, AnaDue to the potential benefits of the wikis, they are increasingly gaining popularity in educational settings. In the educational context they have been used for various purposes such as managing research projects, publishing course materials and completing writing assignments. This type of Web 2.0 tool provides a number of useful functions, such as creation of content by multiple users, tracking history of users’ actions, comparison between different editions and roll-back to earlier versions of the wiki, allowing teachers to monitor learners’ co-authoring process. Because of these functions, wikis have been claimed as facilitators of collaborative writing, group discussion and interaction. However, wikis are not inherently collaborative. After a brief review of the relevant literature on the importance of interaction in the learning process this communication presents some preliminary results on the use of wikis by pre-service elementary school teachers. The implementation of virtual lab notebooks hosted within a wiki environment in the scope of a course on biology is described. Students´ perceptions regarding the implementation of the wiki are explored, namely its challenges and potential benefits. In order to achieve this goal, participants were asked to write a reflexive essay about their use of the wiki. A content analysis on this data followed. An additional goal is to understand the kind of interaction promoted by the wiki. For this purpose, the individual contributions to the wiki that occurred during the learning process were analyzed and categorized. Follow-up interviews were conducted to gain insight into students’ decisionmaking process. The results are discussed in view of identifying factors that may lead to a more successful integration of the wikis in science lessons and to improve pre-service teachers’ confidence in using Web 2.0 tools for pedagogical purposes.
- O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercícioPublication . Ramos, Maria das Mercês; Teodoro, Ana; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Maurício, Paulo; Sarreira, Pedro; Ribeiro, SandraA investigação das últimas décadas tem mostrado que as conceções de ciência influenciam o modo como os estudantes de formação inicial aprendem ciência e didáctica das ciências, bem como, o modo como os professores planificam e implementam as actividades com as crianças. A presente comunicação visa inventariar conceções de ciência de alunos no início da formação inicial (2005/2006-2010/2011) e de professores em exercício no começo da frequência do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências (2007/2008), numa ESE pública. Aos dois grupos aplicou-se um questionário contendo a questão de resposta aberta “O que é a Ciência?”. Compara-se o padrão de resposta dos dois grupos entre si e com o obtido num estudo anterior (Grais et al., 2005). Discute-se a influência que as conceções identificadas poderão ter: na aprendizagem de ciência; no desenvolvimento de atitudes positivas face ao ensino da ciência; e nas metodologias de ensino a adoptar na formação inicial e contínua.
- What kind of interaction is accomplished during the construction of a wiki?Publication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, AnaEm educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade tendo vindo a ser usadas com diversos propósitos. No entanto a utilização desta ferramenta web 2.0 continua a ser relativamente recente. A presente investigação pretende analisar a implementação e uso de cadernos de laboratório virtuais realizados com recurso a um wiki. Este trabalho foi desenvolvido numa instituição de ensino superior, no decurso de uma unidade curricular de biologia no âmbito da licenciatura em educação básica que visa a formação de professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico e educadores de infância. Nesta comunicação dirigimos a nossa atenção para o tipo de interação que se desenvolveu entre os alunos, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório. Com esse objetivo, analisámos o tipo de edição e comparámos sucessivas versões de páginas de uma amostra de grupos que frequentaram a unidade curricular. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos do histórico do wiki foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo. Procede-se então a uma discussão dos resultados com o propósito de identificar fatores que possam levar a uma integração bem sucedida dos wikis no ensino das ciências, bem como a melhorar a confiança dos alunos futuros professores no uso de ferramentas web 2.0 com propósitos pedagógicos.