Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • A revolução dos dados: um desafio para o jornalismo
    Publication . Silvestre, Cláudia; Pina, Helena Figueiredo
    Com o advento dos computadores e das novas tecnologias a quantidade de dados armazenada e processada é cada vez maior. O acesso a este grande volume de dados tem provocado grandes alterações na forma como vivemos, trabalhamos e pensamos. Também tem influenciado tanto o modelo de negócio quanto a produção e a comunicação de notícias. No caso particular do jornalismo, surge o desafio de comunicar dados de maneira acessível, sem comprometer o rigor. Este trabalho reflete sobre o Jornalismo de Dados em Portugal, com foco no ensino, e inclui um estudo empírico com o intuito de avaliar a perceção e o interesse de estudantes de Jornalismo.
  • O poder da infografia o ensino da Estatística
    Publication . Silvestre, Cláudia; Meireles, Ana
    O reconhecimento do papel da estatística e a sua presença constante nos meios de comunicação conduz-nos a um grande desafio – a formação. Para que a população em geral possa compreender a informação que lhes é apresentada e decidir se esta está a ser usada de forma verdadeira ou falsa (fake news) é importante que se invista na formação e que se promova o desenvolvimento do pensamento crítico nesta área. (Gal, 2005; Helenius & Mikkela, 2011 e Sušec et al, 2014). Nesse sentido é crucial que a estatística seja uma componente ativa na formação dos profissionais de comunicação para que estes possam tomar mais partido da informação numérica e comunicá-la de forma eficiente. Também é necessário que os professores tenham uma atitude diferente quanto ao ensino da estatística (Silvestre e Meireles, 2017). Neste trabalho pretendemos apresentar as infografias como um instrumento eficiente para se retirar informação útil de dados numéricos e comunicá-los de forma apelativa e percetível, tendo por base infografias realizadas por alunos de comunicação na unidade curricular Estatística. Pela nossa experiência, apercebemo-nos que os alunos conseguem compreender os conceitos básicos de estatística, desenvolvem pensamento crítico e sentem-se mais motivados em aula.
  • A revolução dos dados: um desafio para o jornalismo
    Publication . Silvestre, Cláudia; Pina, Helena Figueiredo
    Com o advento dos computadores e das novas tecnologias a quantidade de dados armazenada e processada é cada vez maior. O acesso a este grande volume de dados tem provocado grandes alterações na nossa sociedade, nomeadamente na forma como vivemos, trabalhamos e pensamos (Mayer-Schönberger & Cukier, 2013). Também têm influenciado tanto o modelo de negócio quanto a produção e a comunicação de notícias. Podemos dizer que atualmente vivemos numa sociedade orientada por dados (data-driven society), onde estes desempenham um papel crucial na tomada de decisão nas mais diversas áreas, como por exemplo, no meio político, empresarial ou social. Neste trabalho pretendemos fazer uma reflexão sobre o panorama do jornalismo de dados ou jornalismo orientado por dados (data-driven journalism) em Portugal, centrada numa perspetiva do ensino do jornalismo. Para avaliar a perceção quanto à pertinência desta área de especialização do jornalismo faremos também um estudo empírico com estudantes matriculados na licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social. Através da análise dos resultados iremos fornecer informação útil para tomar decisões futuras relacionadas com a oferta de cursos e programas de formação na nossa instituição que também poderá ser usada por outras instituições de ensino superior. Desta forma, esperamos contribuir para a constante adaptação do ensino de jornalismo.