Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-01"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A literacia digital e os jovens: entre a vertigem, o erro e a ambiçãoPublication . Bonacho, FernandaComo é que os contornos da experiência mediática comunicacional são determinados pela nossa posição individual e comunitária? Porque é que a leitura do mundo de hoje precisa de uma atenção redobrada sobre a comunicação, apelando a uma verdadeira escuta do outro e a utilização de uma voz mais humana e consciente? Será que a literacia digital questiona devidamente o paradigma comunicacional que opera entre a vertigem, o erro e a ambição da atualidade e dos grandes desafios que hoje se enfrentam? Desde há muito tempo que a literacia deixou de se confinar ao domínio restrito das competências ditas transversais às linguagens, aquele conjunto de competências que é instrumental a todas as demais aprendizagens. Relacionar-se com os outros e viver em sociedade, perceber as leis que regem o mundo, compreender o valor da beleza e a dimensão estética da vida fazem parte de uma educação que ultrapassa conteúdos técnicos e abraça referenciais axiológicos – pessoais e sociais – que determinam a nossa responsabilidade individual enquanto cidadãos. Ser competente para dizer e compreender o mundo, ser consciente e ativo em sociedade é urgente e carece de novas abordagens. Se a atenção dada ao tema da literacia para os média tem crescido, e ganho novos ângulos de reflexão e análise, a realidade continua longe do desejável, atendendo às questões que nos preocupam e afetam tanto hoje, mas também à distância que se mantém entre aquilo que se ambiciona e os erros que se repetem.
- A revolução dos dados: um desafio para o jornalismoPublication . Silvestre, Cláudia; Pina, Helena FigueiredoCom o advento dos computadores e das novas tecnologias a quantidade de dados armazenada e processada é cada vez maior. O acesso a este grande volume de dados tem provocado grandes alterações na nossa sociedade, nomeadamente na forma como vivemos, trabalhamos e pensamos (Mayer-Schönberger & Cukier, 2013). Também têm influenciado tanto o modelo de negócio quanto a produção e a comunicação de notícias. Podemos dizer que atualmente vivemos numa sociedade orientada por dados (data-driven society), onde estes desempenham um papel crucial na tomada de decisão nas mais diversas áreas, como por exemplo, no meio político, empresarial ou social. Neste trabalho pretendemos fazer uma reflexão sobre o panorama do jornalismo de dados ou jornalismo orientado por dados (data-driven journalism) em Portugal, centrada numa perspetiva do ensino do jornalismo. Para avaliar a perceção quanto à pertinência desta área de especialização do jornalismo faremos também um estudo empírico com estudantes matriculados na licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social. Através da análise dos resultados iremos fornecer informação útil para tomar decisões futuras relacionadas com a oferta de cursos e programas de formação na nossa instituição que também poderá ser usada por outras instituições de ensino superior. Desta forma, esperamos contribuir para a constante adaptação do ensino de jornalismo.