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- Vamos pintar ao acasoPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaDevido à grande quantidade de informação estatística que recebemos diariamente, muitos países, incluindo Portugal, têm manifestado uma preocupação crescente em criar cidadãos estatisticamente alfabetizados. É consensual que a escola tem um papel crucial neste processo, pelo que se têm feito alterações nos currículos escolares por forma a incluir a formação estatística desde os níveis de escolaridade iniciais. Neste trabalho, com o objetivo de desenvolver a literacia estatística dos alunos propomos a realização duma experiência que ajuda a explorar o conceito de aleatoriedade, que é um conceito importante na estatística, mas também noutras áreas científicas. Esta experiência que consiste no desenho de passeios aleatórios adapta-se facilmente à idade dos alunos, podendo ser aplicada tanto no 1º como no 2º ciclos.
- Passeios aleatórios: uma atividade feita em aulaPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaDevido à grande quantidade de informação estatística que recebemos diariamente, muitos países, incluindo Portugal, têm manifestado uma preocupação crescente em criar cidadãos estatisticamente alfabetizados. É consensual que a escola tem um papel crucial neste processo, pelo que se têm feito alterações nos currículos escolares por forma a incluir a formação estatística desde os níveis de escolaridade iniciais. Neste trabalho, com o objetivo de desenvolver a literacia estatística dos alunos propomos a realização duma experiência que ajuda a explorar o conceito de aleatoriedade, que é um conceito importante na estatística, mas também noutras áreas científicas. Esta experiência que consiste no desenho de passeios aleatórios adapta-se facilmente à idade dos alunos, podendo ser aplicada tanto no 1º como no 2º ciclos.
- Uma abordagem do ensino da estatística a estudantes de comunicaçãoPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaA estatística, como unidade curricular de cursos de comunicação, não é geralmente muito apreciada pelos alunos. Por vezes até existe uma certa fobia e descontentamento por estas áreas. Neste casos, em que os alunos já estão desmotivados à partida; o nosso desafio torna-se mais complicado, sendo também necessário despertar a curiosidade por estas temáticas para conseguir algum envolvimento por parte dos alunos. Muitos autores têm referido que trabalhar com dados reais motiva mais os alunos, pois assim conseguem ver a utilidade da estatística na compreensão do mundo que os rodeia bem como perceber que pode ser um meio para obter respostas a perguntas do dia a dia. Nos trabalhos de grupo que desenvolvemos com os alunos temos tido a preocupação de usar dados reais. Nesse sentido o uso de estatísticas oficiais tem sido muito útil. Para além dos alunos lidarem com dados reais também é uma forma de estarem em contacto com conceitos como população, amostra representativa, censos, sondagens, amostragem, entre outros. Serão apresentados dois trabalhos de grupo, um feito pelos alunos do curso de Relações Públicas e outro pelos alunos de Comunicação Empresarial (RPCE) da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) no âmbito da unidade curricular de Estatística. O primeiro exemplo é de um trabalho que resultou da reflexão sobre a importância das estatísticas oficiais para a sociedade em geral e para um profissional de RPCE em particular. No segundo exemplo, o objetivo era trabalhar os últimos dados do European Social Survey referentes a Portugal (ano de 2014) e o desafio era apresentar essa informação através duma infografia, o trabalho escolhido faz uma breve caracterização da amostra portuguesa. Com estas atividades pretendemos dar aos alunos alguma liberdade quanto ao objeto de estudo e permitir que sejam criativos na forma como apresentam os seus trabalhos. Os resultados revelaram- -se bastante produtivos. Houve um maior empenho por parte dos alunos em produzir um trabalho apelativo e sem erros estatísticos. Os alunos também estiveram mais recetivos, foi mais fácil desenvolver um pensamento crítico e a partilha de ideias entre os vários grupos de trabalho.