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- Solidão e interioridade em tempos de reclusões forçadas: a urgência de uma neopaideia arte-educacional para fazer face à contemporaneidade pandémicaPublication . Charréu, Leonardo; Ghira, MadalenaSe há termos e conceitos que dependem absolutamente dos seus contextos de uso para que os possamos compreender melhor, o conceito grego de paideia parece ser um deles. Significa isto que, impossibilitados de viajar no tempo até esse período áureo da civilização grega, que se considera comummente o século V a.C, hoje apenas podemos fazer aproximações ao que significava e, sobretudo, ao que deveria efetivamente pressupor a paideia para o polites da cidade grega. Que homem completo podemos educar se já foi fragmentado em disciplinas pelos tradicionais processos de escolarização e pelas hierarquias que definem que conhecimento é mais importante que outro? Nos isolamentos e solidões impostos a partir de cima, com decisões confinantes de natureza política, com as quais se tenta regular e combater a instauração do caos, emergem resiliências e resistências nas propostas e estratégias com que (alguma) a educação artística procura responder à crise. É dessa(s) narrativa(s) que trata este texto.
- Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visualPublication . Salbego, Juliana; Charréu, LeonardoPara que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual.
- Diários d(entre) tempos: Aprender (a saber estar) dentroPublication . Ghira, Maria Madalena; Charréu, LeonardoA proposta que aqui se apresenta surgiu no âmbito do trabalho realizado numa escola pro!ssional da periferia de Lisboa. Considerou-se uma pedagogia artística na abordagem aos conteúdos programáticos. Privilegiaram-se metodologias ativas de trabalho que integraram as linguagens artísticas e criaram-se conteúdos com recurso a processos criativos. Foi nesse sentido que sugiram os diários metanarrativos. Estes diários foram lugares de silêncio e interioridade onde a incerteza foi um conceito chave, estando em consonância com os tempos atualmente vividos.
- Da Investigação, dos métodos, da orientação e da escrita em educação e artesPublication . Charréu, LeonardoEsta reflexão resulta do contacto de alguns anos com a formação avançada politécnica e universitária, enquanto docente, orientador e membro de júris académicos. A diversidade de ambientes académicos, de perspetivas e filosofias formativas, bem como de dissertações e teses, tornaram claro ao autor destas linhas a singularidade de investigar dentro da grande área de conhecimento que os mecanismos de organização académica, em regra, classificam como Humanidades e Artes e, dentro deste grande território, no campo extraordinariamente ativo e movediço da educação artística.
- Do que falamos quando falamos de uma educação artística de qualidade: o caso chilenoPublication . Charréu, Leonardo; Ghira, Madalena CamposDesenvolvido a partir de um trabalho de pesquisa para uma disciplina do mestrado em educação artística ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, o presente trabalho busca analisar uma publicação de apoio ao Plano Nacional de Artes na Educação que está sendo desenvolvido na atual reforma educativa chilena. Utilizado como “material de aula”, o caderno analisado possui os eixos que estruturam uma intencionalidade educativa que nos parece bastante pertinente e merecedora de estudo e destaque. Como muitos dos problemas da educação artística contemporânea, em particular a falta de uma clara intencionalidade educativa, parecem ser transversais a muitos países, o trabalho desenvolvido no Chile pode constituir uma referência não só para a justificativa da presença das artes no currículo escolar, como também para a definição de uma estratégia educativa que considere a melhoria da qualidade de vida das pessoas como o objetivo prioritário a atingir.