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ESML - Capítulos de livros

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  • Razões de abandono escolar no ensino especializado de música: o que dizem as pesquisas?
    Publication . Almeida e Silva, Helena; Vieira, Maria Helena
    “Não tenho jeito para a música”, “Não tenho tempo para isto”, “Não gosto das músicas que tenho de tocar” são algumas das frases que ouvimos frequentemente quando os alunos expressam a sua desmotivação para com a sua aprendizagem musical, ou quando justificam o facto de terem desistido do ensino especializado de música. Mas afinal porque é que, segundo a literatura existente, há tantos alunos que se inscrevem nas escolas de música e tão poucos que terminam o seu percurso? Quais serão as causas que levam ao abandono escolar no ensino especializado de música? As causas em Portugal serão semelhantes às causas internacionais? Haverá causas mais relevantes que outras? E causas que se possam evitar? Na literatura internacional e nacional podemos verificar que são mencionadas diversas razões para o abandono escolar no ensino especializado de música, agrupáveis em categorias como: fatores individuais, fatores familiares e do círculo de relacionamentos do aluno, fatores escolares e fatores de política educativa e cultural. Partindo da análise e comparação da literatura internacional e nacional sobre o tema, apresenta-se uma síntese e uma reflexão sobre as causas de abandono escolar no ensino especializado de música. A compreensão destas causas é essencial para que os professores, familiares, diretores de escolas e agentes políticos possam agir de modo informado sobre o seu papel específico na prevenção do fenómeno. Os resultados desta fase deste projeto de investigação em curso na Universidade do Minho sugerem que a prevenção do abandono poderá passar pela adoção de uma visão integral e humanista do aluno, pela rejeição do ensino dos conteúdos e competências técnicas como foco único da aprendizagem e pela consideração mais consciente de fatores contextuais, tais como o perfil socioeconómico familiar, o perfil psicológico e as motivações do aluno, ou as relações interpessoais em contexto escolar. O abandono escolar do ensino especializado de música emerge nesta pesquisa como um fenómeno complexo que exige uma abordagem investigativa complexa, na consciência de que um modelo de ensino é uma estrutura que se destina aos alunos, e que não são os alunos que se destinam a um modelo de ensino.
  • Exploring polyphony in spatial patterns in acousmatic music
    Publication . Reis, Jaime
    The multiplicity of musical practices in Western art music that arose from the technological developments involving the use of electricity applied to music were particularly expressive after the Second World War. Their associated terminologies are varied: musique concrete, Elektronische Musik, acousmatique, cin´ema pour l’oreille, sonic art, among others. For the purpose of this text, their differences will not be tackled, but some of their underlying common characteristics, particularly the use of spatial concepts in acousmatic listening will be discussed. The decision to focus on acousmatic music concepts derives from the fact that most of the mentioned literature and musical concepts are grounded in musical traditions where space is a key element to understand this practice. The focus on many of Annette Vande Gorne’s conceptualizations is not merely for the allusion to her work in the present volume, but rather for her centrality to and legacy within literature and music creation in the acousmatic music world. This text is organized as follows: A theoretical short introduction to the use of space as a parameter in acousmatic music and some of the main perceptive features involved in such practice, followed by a brief description of acousmatic music techniques, such as those presented by Annette Vande Gorne, and their relations to gestures. The final section describes how I have been able in my own music compositions to enhance spatial polyphony through various techniques.