ISEL - Engenharia Civil
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- 3-D scale model study of wave run-up, overtopping and damage in a rubble-mound breakwater subject to oblique extreme wave conditionsPublication . Santos, João Alfredo; Pedro, Francisco; Coimbra, Mário; Figuero, Andrés; Fortes, Conceição Juana; Sande, José; Körner, Moritz; Lemos, Rute; Bornschein, Antje; Weimper, Julius; van den Bos, Jeroen; Dost, Bastian; Hofland, Bas; Carvalho, Rita F.; Alvarellos, Alberto; Peña, Enrique; Pohl, Reinhard; Kerpen, Nils B.; Reis, Maria TeresaA set of scale-model tests carried out to enlarge the range of wave steepness values analysed in run-up, overtopping and armour layer stability studies, focusing on oblique extreme wave conditions and on their effects on a gentler slope breakwater’s trunk armour and roundhead, is presented in this paper. A stretch of a rubble mound breakwater (head and part of the adjoining trunk, with a slope of 1(V):2(H)) was built in a wave basin at the Leibniz University Hannover to assess, under extreme wave conditions (wave steepness of 0.055) with different incident wave angles (from 40º to 90º), the structure behaviour in what concerns wave run-up, wave overtopping and damage progression of the armour layer. Two types of armour elements (rock and Antifer cubes) were tested. Non-intrusive methodologies including a new application of laser scanning technique for the assessment of both armour layer damage and wave run-up and overtopping were used. It is expected that such work will contribute also with data to improve empirical formulas as well as to validate complex numerical model for wave-structure interaction.
- Abastecimento de água e saneamento de águas residuaisPublication . Martins, Nuno Miguel Conceição; Mendes, Luís Filipe de AlmeidaO presente relatório diz respeito a um estágio de natureza profissional realizado com o objectivo de constituir trabalho final de mestrado do curso de Especialização em Engenharia Civil – Perfil de Hidráulica, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. A proposta de estágio, subordinada ao tema “Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais” decorreu numa empresa de Consultores de Engenharia (ENGIDRO, Estudos de Engenharia, Lda.) vocacionada para a realização de estudos e projectos na área da Hidráulica, com particular incidência na Hidráulica Urbana e Saneamento Básico. Num gabinete de engenharia existem em geral vários projectos a decorrer em simultâneo, de diferente natureza e grau de complexidade, que se sucedem ao longo do tempo, entregues a diferentes equipas de trabalho. Sendo um Estágio geralmente proposto com vários meses de antecedência relativamente à sua realização, não é possível conhecer à partida quais as equipas de trabalho, ou projectos, sobre os quais vai recair. No presente caso, no âmbito do tema proposto, e de forma a integrar-me uma empresa em pleno funcionamento, iniciei o estágio com a participação em trabalhos pontuais e complementares aos projectos dos Subsistemas de Abastecimento de Água da Terra Fria Transmontana – Subsistema do Alto Sabor, para as Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, concretamente na elaboração de mapas de medições e orçamentação dos trabalhos projectados. Concluída essa primeira intervenção, desenvolvi os trabalhos de concepção e dimensionamento, a nível de Projecto de Execução, das Redes de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais do Estaleiro Definitivo da obra do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, trabalhos realizados com o apoio e coordenação do Prof. Eng. Luís Mendes. Por último, integrado numa equipa multidisciplinar constituída por técnicos de várias empresas ligadas em consórcio, e enquadrado pela Eng.ª Paula Almeida, pelo Prof. Eng. Alexandre Borga e pelo Prof. Eng. Luís Mendes, acompanhei os Estudos e Projectos da Frente de Drenagem Cais do Sodré-Alcântara – Interceptor Cais do Sodré – Alcântara II. Com a orientação do Prof. Eng. Luís Mendes, desenvolvi todos estes trabalhos de uma forma proveitosa, sempre com o auxílio de uma equipa formada em Hidráulica em plena actividade. Neste período usei a minha experiência profissional adquirida como Director de Obra na elaboração dos cálculos, elaboração das medições e conferência de desenhos.
- A abordagem da responsabilidade partilhada: modelação de políticas integradas para a redução do congestionamento rodoviárioPublication . Matos Martins, Paulo; Macário, MariaO principal objetivo desta investigação é o de contribuir para a melhoria das políticas normativas de tarifação aplicadas ao congestionamento, através da sua melhor adequação às escolhas de cada sociedade e da ampliação dos mecanismos (ou margens) de análise das suas causas/efeitos. Para cumprir este objetivo desenvolveu-se a abordagem da Responsabilidade Partilhada, para identificar as políticas de regulação do congestionamento mais ajustadas a cada caso. Desenvolve-se a partir de dois eixos fundamentais: o primeiro corresponde à partilha das responsabilidades na definição do edifício normativo, o segundo visa identificar o mix relevante de mecanismos associados ao congestionamento e respetivos stakeholders.
- Acção do vento em pontes: estudo comparativo RSA/NP EN 1991-1-4Publication . Neves, João Filipe Fernandes Lobato das; Jacinto, Luciano Alberto do CarmoO presente trabalho pretende aprofundar o estudo da acção do vento, analisando a quantificação da sua acção a pontes reais. Consiste na discussão da aplicação da norma NP EN 1991-1-4 (Eurocódigo 1 – Acções em estruturas; Parte 1-4: Acções gerais; Acções do vento) e na discussão das diferenças dos resultados obtidos em relação ao Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes (RSA), nomeadamente quanto aos valores característicos da acção do vento. São explicados os principais factores que influenciam a acção do vento em pontes, referenciando diversos estudos recentes e baseando-se nos regulamentos em análise. É feito um estudo cuidadoso na quantificação da acção do vento segundo o RSA e segundo a NP EN 1991-1-4, em que se discutem e analisam as diferenças encontradas. Em seguida quantifica-se a acção do vento em exemplos reais, usando os dois regulamentos. A comparação dos resultados obtidos permite verificar que, no caso específico de Portugal, apesar do período de retorno da NP EN 1991-1-4 ser bastante inferior ao do RSA, no Anexo Nacional da NP EN 1991-1-4 os valores relativos à quantificação da acção do vento, nomeadamente no valor básico da velocidade de referência, nas categorias de rugosidade do terreno e nos valores característicos da pressão dinâmica da NP EN 1991-1-4, são da mesma ordem de grandeza ou até superiores aos apresentados no RSA.
- Accessibility and local development: interaction between cross-border accessibility and local development in Portugal and SpainPublication . Fontes, Maria João; Ribeiro, Anabela; Silva, JorgeOne of de EU major concerns is cohesion and cross-border regional development. Usually cross-border regions are less dynamic, acting as bottlenecks mainly in peripheral territories. This paper is focused on the Portuguese-Spanish border using socio-economic and accessibility data. It considers Spatial Econometrics to produce statistical evidence on the relationship between accessibility and development at a local scale. A pilot study is conducted on North and Center region using variables such as population age, graduation characteristics, migrations, unemployment and daily accessibility to main towns in future this evaluation will be applied to the entire cross-border area between Portugal and Spain.
- Accurate ocean bottom seismometer positioning method inspired by multilateration techniquePublication . Benazzouz, Omar; Pinheiro, Luis; Matias, Luis; Afilhado, Alexandra; Herold, Daniel; Haines, Seth S.The positioning of ocean bottom seismometers (OBS) is a key step in the processing flow of OBS data, especially in the case of self popup types of OBS instruments. The use of first arrivals from airgun shots, rather than relying on the acoustic transponders mounted in the OBS, is becoming a trend and generally leads to more accurate positioning due to the statistics from a large number of shots. In this paper, a linearization of the OBS positioning problem via the multilateration technique is discussed. The discussed linear solution solves jointly for the average water layer velocity and the OBS position using only shot locations and first arrival times as input data.
- Aço em varão para betão armado: caracterização do material e enquadramento atualPublication . Bento, David Botelho Perdigão; Henriques, Maria Dulce e Silva FrancoEste trabalho pretende aprofundar o estudo das características do aço em varão para betão armado, sendo feita uma caracterização exaustiva do material, onde se pretende estudar quais os seus constituintes, as suas características físico-mecânicas e a história das tecnologias de produção de aço até aos dias de hoje. É também abordada a situação em Portugal, nomeadamente os métodos utilizados atualmente na produção de aço e que tipo de aço é utilizado para a produção de varões para betão armado. É feito um breve apanhado histórico da legislação aplicada ao comportamento do aço para betão armado e são listados todos os documentos legais aplicáveis a varões de aço, procedendo-se depois a uma descrição mais elaborada dos mesmos. É descrita a forma como os varões de aço são aplicados em obra, nomeadamente as regras a respeitar no processo de receção em obra e a qualidade de execução dos trabalhos. São também abordadas as principais questões relacionadas com a metodologia utilizada na montagem de armaduras em estruturas de Betão Armado.
- Acompanhamento da ampliação do restaurante mexicano "La Siesta", em AlgésPublication . Leonardo, David de Sousa; Sousa, António Jorge Guerreiro Rodrigues da Silva eO presente relatório diz respeito ao estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa , que decorreu no período de Abril a Setembro de 2014, onde o estagiário desempenhou as funções de Adjunto de Diretor de Obra na empresa Buildway – Sociedade de Construções Lda., no qual acompanhou aampliação do Restaurante Mexicano “La Siesta”, em Algés. Com a realização do respectivo estágio, pretendeu-se que o estagiário adquirisse competências ao nível da organização e direção de obra. Estas competências visaram, essencialmente, a compreensão do funcionamento da obra e das inter-relações existentes entre os diversos intervenientes no desenvolvimento da empreitada , com especial relevância para a necessidade de a mesma ser executada com um estabelecimento comercial em funcionamento e de elevada diversidade de trabalhos a desenvolver e respectivos materiais. No relatório estão descritas as actividades desenvolvidas pelo estagiário, dando-se relevo ao acompanhamento da obra com chamadas de atenção para os problemas encontrados e à forma como os mesmos foram resolvidos. Conclui-se pelo presente relatório que, com base na experiência adquirida em todo o processo, existe uma relação de grande importância na qualidade global da empreitada quandoa organização, planeamento, trabalho em equipa, versatilidade, comunicação e coordenação, estão presentes e em sintonia.
- Acompanhamento da construção da ciclovia entre o Parque de Campismo de Lisboa e a rotunda de Pina ManiquePublication . Pereira, Jonas Alves; Martins, Armando do Carmopresente documento refere-se ao Trabalho Final de Mestrado (TFM) para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O TFM está suportado num estágio curricular associado à construção da “Ciclovia entre o Parque de Campismo de Lisboa e a Rotunda de Pina Manique”, empreitada fiscalizada pela empresa RIPÓRTICO Engenharia Lda, entidade que se disponibilizou para a concretização do referido estágio. O projeto da futura ciclovia foi adjudicado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) ao gabinete projetista Ceregeiro – Arquitetura Paisagista Lda, sendo que a sua exploração e manutenção serão da incumbência da Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL). A nova ciclovia, com uma extensão de aproximadamente 2 km, ligará o Parque de Campismo de Lisboa à Rotunda de Pina Manique na Radial de Benfica. Com a construção desta nova infraestrutura fica assegurada igualmente a sua ligação a outras ciclovias já construídas na zona, contribuindo assim para a expansão e melhoria da rede ciclável da cidade de Lisboa, uma estratégia em que a autarquia se tem empenhado no âmbito da melhoria da mobilidade sustentável da cidade. A empreitada, com um prazo de execução inicialmente previsto de 300 dias, teve o seu início no dia 1 de outubro de 2020, tendo a receção provisória sido realizada no dia 5 de agosto de 2021 (o que traduz um atraso de apenas 8 dias em relação ao programado), envolveu a realização de diversos trabalhos, com particular destaque para as especialidades de terraplenagem, drenagem, estruturas de contenção, iluminação, serviços afetados e pavimentação. No decorrer da empreitada, o estagiário acompanhou de forma integrada a equipa da RIPÓRTICO, a realização dos trabalhos, participando igualmente na verificação e controlo dos procedimentos, gestão das comunicações entre os diversos intervenientes, elaboração de relatórios e pareceres, autos de medições e planeamento de reuniões. No presente documento, para além dos aspetos construtivos inerentes à empreitada em si e em que são emitidas considerações sobre metodologias alternativas é igualmente possível identificar as atividades que regra geral são da responsabilidade da Fiscalização.
- Acompanhamento da construção da subconcessão do Pinhal Interior: obras de artePublication . Jesus, Nanci de; Machado, Cristina Ferreira Xavier de BritoO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado, do curso de Engenharia Civil, Área de Especialização de Estruturas, ministrado no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). O Estágio foi realizado na empreitada de construção da Subconcessão Pinhal Interior, lote 7, IC8 – Proença-a-Nova / Perdigão (A23), obra adjudicada à Ascendi Pinhal Interior / Mota - Engil, Engenharia e Construção (MEEC), durante o semestre de verão de 2012. Em termos objetivos, o estágio traduziu-se no acompanhamento da construção desta nova ligação rodoviária, em particular das obras de arte, onde se destaca a futura Ponte sobre o Rio Ocreza. A Ponte sobre o Rio Ocreza (PROC), tem um desenvolvimento total de 420 m, com vãos de 110 m – 190 m – 120 m e uma altura máxima do tabuleiro ao leito do rio de 98 m. Em termos planimétricos a diretriz da rodovia traduz-se numa reta enquanto a rasante corresponde a uma curva côncava com 5500 m de raio. A obra em questão será baseada no Processo Construtivo: Carros de Avanço emAduelas Sucessivas moldadas in situ.