ESCS - Recensões
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESCS - Recensões by Subject "25 de abril de 1974"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Dos ‘Anos Quentes’ à estabilidade democrática: Memória e ação política no Portugal Contemporâneo [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria Inácia“Parece-nos desnecessário justificar a importância que os acontecimentos revolucionários de 1974-1975 tiveram na sociedade portuguesa ou demonstrar como contribuíram para moldar um novo país. Por isso, e como seria expectável, a Revolução de Abril e o período de consolidação democrática, que se lhe seguiu, há muito que se constituíram como objeto de interesse de académicos e estudiosos, alimentando um impressionante número projetos, de iniciativas de disseminação científica assim como uma intensa atividade editorial. Apresentando-se modestamente como “mais um contributo” para este já amplo acervo de publicações, a obra coletiva Dos “anos quentes” à estabilidade democrática pode, neste contexto, ser perspetivada numa dupla dimensão.” (excerto da recensão)
- O poder caiu na rua: crise de estado e acções colectivas na revolução portuguesa [de] Diego Palacios Cerezales [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria InáciaTrinta anos passados sobre a revolução do 25 de Abril de 1974, dispomos neste momento de uma abundante bibliografia sobre a transição portuguesa. Depois de uma primeira vaga de publicações de carácter essencialmente memorialista e jornalístico, em que as marcas da conjuntura revolucionária são ainda bem visíveis, assistimos, no final dos anos 80, ao florescimento do interesse académico sobre esta questão.
- The revolution in school or a school in revolution. About a recent essay [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria InáciaStarting from the recent publication of Joaquim Pintassilgo, O 25 de Abril e a educação: discursos, práticas e memórias docentes, this paper intends to initiate a reflection on the importance of the date of April 25, 1974, in which there was in Portugal the glorious military revolution, that culminated in the fall of regime established by Antonio de Oliveira Salazar. Which was the role of this revolution inside the Portuguese school system? Which was the influence of the school in the Portoguese revolution?