ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º e 2.º ciclo ensino básico"
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- A literatura para a infância e o desenvolvimento de competências democráticas no 1.º E no 2.º CEBPublication . Silva, Diana Pereira; Hortas, Maria JoãoO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta Unidade Curricular contempla a realização de duas práticas de ensino supervisionadas, no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e a elaboração de um estudo de caráter investigativo. A proposta de investigação presente neste relatório resulta da prática desenvolvida com duas turmas do 6.º ano e uma turma do 4.º ano de escolaridade, tendo como problemática: «O recurso à Literatura para a Infância no 1.º e no 2.º Ciclo, potencia o desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia (CCD)». O percurso investigativo orientou-se por três objetivos: i) Identificar as potencialidades da leitura e da exploração de textos de Literatura para a Infância para o ensino e aprendizagem de conceitos de Cidadania; ii) Compreender de que forma os alunos se apropriam dos conceitos de Cidadania através da realização de atividades de exploração dos textos de Literatura para a Infância; iii) Identificar as CCD desenvolvidas pelos alunos a partir da exploração dos textos de Literatura para a Infância. Na definição dos procedimentos metodológicos, orientadores do estudo investigativo, privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à aplicação de inquéritos por questionário para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito “guerra”; à observação direta participante durante a realização das atividades pelos alunos; à análise das sequências didáticas; à análise de conteúdo das produções dos alunos, das notas de campo e de listas de verificação. Os resultados da análise permitiram reconhecer: i) que, o recurso à LpI e a exploração dos textos, orientada pela reflexão crítica, proporcionam o desenvolvimento de CCD e a constução de conhecimento pelos alunos sobre os conceitos de Cidadania, nomeadamente sobre os conceitos “guerra” e “refugiado”; ii) a importância do desenvolvimento das CCD pelas crianças que frequentam a escola no século XXI, permitindo-lhes ser cidadãos críticos perante a realidade social.