ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º e 2.º Ciclo ensino básico"
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- Representações e práticas que os professores e estudantes finalistas dos mestrados profissionalizantes em 1.º e 2.º CEB afirmam ter sobre as competências socio-emocionais nos alunosPublication . Ramos, Sofia Margarida Almeida; Almeida, TiagoO relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho organiza-se em duas partes. Na primeira parte descreve-se e analisa-se reflexivamente o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada II, no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte apresenta-se um estudo empírico, subordinado ao tema competências socio-emocionais em educação. Este estudo tem como finalidade estudar as representações e as práticas que os professores e estudantes finalistas dos mestrados profissionalizantes em 1.º e 2.º CEB afirmam ter sobre as competências socio-emocionais dos alunos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e as técnicas de recolha de dados mobilizadas consistiram na entrevista semiestruturada e focus group. Em conformidade, os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados do estudo possibilitaram identificar as perceções e as práticas dos professores de 1.º CEB e dos estudantes finalistas dos mestrados profissionalizantes em 1.º e 2.º CEB da ESELx sobre as competências socio-emocionais dos alunos, bem como revelar as aprendizagens efetuadas durante a formação inicial de professores no sentido de desenvolver estas competências nos alunos. O estudo empírico permitiu ainda desenvolver competências fundamentais para um desempenho profissional pleno, designadamente o questionamento da realidade e o pensamento crítico sobre a ação pedagógica.