ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º ciclo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Como desenvolver a competência emocional das crianças a partir de históriasPublication . Menino, Mariana Filipa Pinto; Ferreira, PatríciaO desenvolvimento emocional das crianças afeta a sua vivência presente e futura, tendo impacto não só na dimensão interpessoal, mas também na intrapessoal. A leitura surge, neste sentido, para dar resposta ao estímulo de que as crianças precisam para explorar estes aspetos. Contudo, os estudos existentes parecem não equacionar esta inter-relação entre leitura e competência emocional de forma explícita. Posto isto, a presente investigação tem como propósito compreender como se pode desenvolver a competência emocional de crianças de 3.º ano através da leitura, definindo-se como objetivos: (i) caracterizar o desenvolvimento emocional das crianças; (ii) sistematizar as estratégias pedagógicas que potenciem o seu desenvolvimento emocional; e (iii) aferir o contributo das histórias para o seu desenvolvimento emocional. Foi aplicado um teste inicial para descrever o desenvolvimento emocional dos estudantes e, seguidamente, concebida uma intervenção baseada no questionamento, reflexão e discussão de situações descritas em histórias selecionadas, utilizando como ponto de partida a exploração do livro “A ovelhinha que veio para o jantar”, explorando ainda outras obras complementares. Quando os alunos já tinham entendido as dimensões que constituem a componente emocional, transferiram estes conhecimentos para episódios ocorridos em sala de aula. Por último, foi aplicado um teste final. Após realizada a comparação dos resultados de ambos os testes constatei que os alunos melhoraram 92.30% nas competências trabalhadas com esta intervenção, particularmente no/a: reconhecimento de sentimentos conflituosos; terminologia emocional adequada; possível incompatibilidade entre o estado interior e exterior; identificação de estratégias reguladoras de emoções; e compreensão de que as relações são regidas pelo modo como as emoções são expressas. Apurei também um aumento acentuado na frequência de justificações/exemplos válidos para sustentar determinadas interpretações emocionais. Em síntese, com esta investigação foi possível concluir que a leitura pode fomentar o desenvolvimento das competências emocionais das crianças de 1.º ciclo.