ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º CEB"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamentoPublication . Nunes, Joana Carvalho Lopes Osório; Mestre, LuísO presente estudo, integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), no mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa e está dividido em duas partes. A primeira corresponde à descrição sintética das práticas pedagógicas desenvolvidas na intervenção do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB, respetivamente; e uma comparação crítica entre ambas. A segunda parte destina-se à apresentação de um estudo que tem como tema: A interdisciplinaridade e um projeto de acantonamento. O estudo visa analisar a interdisciplinaridade através do Trabalho por Projetos e para tal, pretende: i) refletir sobre a interdisciplinaridade no Trabalho por Projeto; ii) reconhecer a presença e a pertinência das competências das diferentes áreas curriculares integradas no Trabalho por Projeto e iii) compreender a importância das saídas escolares (trabalho de campo) no Trabalho por Projetos interdisciplinares. Para o concretizar foi realizada uma investigação-ação no contexto educativo em que decorreu a PES II. Com o recurso a técnicas como as notas de campo, a entrevista Focus Group e uma grelha de competências recolheram-se os dados que, posteriormente, foram analisados através das técnicas de análise de conteúdo e de análise documental. Os resultados do estudo refletem as perceções dos alunos em relação aos objetivos suprarreferidos e, neste sentido, pode afirmar-se que todos os grupos identificaram vantagens em trabalhar as diferentes áreas curriculares de forma integrada, ainda que, nos diferentes projetos o contributo das mesmas não tenha sido igual, visto que os temas eram diferentes. As competências de cada disciplina também tiveram graus de pertinência diferente entre os Projetos. Como as tarefas foram distribuídas dentro de cada grupo de trabalho, o desenvolvimento de competências dentro de cada área foi realizado de modo distinto, o que se refletiu no grau de pertinência referido pelos alunos, no final do projeto. Em suma, a integração curricular é uma prática a privilegiar, caso seja feita com significado e intencionalidade, uma vez que esta se caracteriza por ser um “meio” de trabalho e não um “fim”.
- A literatura para a infância como promotora de atitudes inclusivas no 1.º ano do 1.º CEBPublication . Gomes, Ana Cláudia Barrenho; Gonçalves, CarolinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nos últimos anos, tem havido uma preocupação crescente em desenvolver nos alunos atitudes de aceitação da diferença que levem à inclusão de todos. Na sociedade atual, a luta pelo fim da discriminação e do preconceito ganha notoriedade, sendo pertinente e necessário tratar o tema da inclusão junto das crianças. A literatura para a infância é um recurso privilegiado para o desenvolvimento de várias competências, e é o tema da presente investigação, com a designação: A literatura para a infância como promotora de atitudes inclusivas no 1.º ano do 1.º CEB. Neste estudo, pretendia-se apresentar e explorar obras literárias que abordassem questões como as diferenças físicas, culturais, a dificuldade de algumas crianças em fazer amigos, entre outros, com o objetivo de desenvolver nos alunos atitudes inclusivas baseadas na construção de valores e crenças típicos de uma sociedade inclusiva. Para levar a cabo a presente Investigação-Ação, foi aplicada uma entrevista semiestruturada em dois momentos diferentes: antes da exploração das obras de literatura para a infância e depois da intervenção. Como tal, foi possível verificar as aprendizagens adquiridas após a exploração das obras através da análise comparativa entre os dados recolhidos na primeira entrevista e na segunda. Os resultados obtidos demonstram uma relação positiva entre a literatura para a infância e a promoção de atitudes inclusivas, sendo que no final do estudo os alunos adquiriram conhecimentos relativamente ao conceito de inclusão, relativamente à necessidade de compreender aqueles que os rodeiam e as estratégias a utilizar com crianças excluídas em contexto escolar.