ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "(Pré)adolescência"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes: o que se aprende com a obra de artePublication . Pereira, Carla Sofia Prata Ramos; Mendes, Ana BelaAs sociedades contemporâneas registam uma necessidade cada vez maior de criatividade e imaginação e a evolução da educação artística pode dar resposta a essas necessidades, dotando os alunos de capacidades para se exprimirem, avaliarem criticamente o mundo que os rodeia e participar ativamente nos vários aspetos da existência humana. Acreditando que a relação com a arte constitui um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de criatividade, flexibilidade e iniciativa, reflexão crítica e perceção, desempenhando um papel preponderante na formação integral dos jovens, este estudo desenvolve-se no sentido de encontrar alguns caminhos para que a disciplina de educação visual se torne o veículo da educação artística, para as artes plásticas, no 2º ciclo do ensino básico. Tendo como pano de fundo a Educação Artística nos atuais contextos educativos, esta investigação desenvolve-se no âmbito do tema perceção da contemporaneidade pelos pré-adolescentes, denominando-se « O que se aprende com a obra de arte ». Um estudo empírico, traduzido numa Investigação-ação que tem como finalidade, melhorar uma situação educativa concreta, no caso, uma escola pública do concelho de Oeiras, inovando e estimulando o processo ensino-aprendizagem, no sentido de aproximar os alunos da arte, e da arte contemporânea em particular, proporcionando-lhes todos os benefícios colaterais desse contacto. Os dados apurados através dos diferentes instrumentos permitem-nos concluir que as estratégias de contacto direto com a arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem de conteúdos relacionados com as artes plásticas e arte contemporânea, a par da realização de experiências de produção plástica, proporcionaram o aumento dos níveis de literacia em artes plásticas, nos alunos, promovendo os conhecimentos sobre arte contemporânea e o desenvolvimento do potencial criativo. A apreciação estética estimulou a capacidade de observação, interpretação e sentido crítico, destes alunos, contribuindo para o desenvolvimento destas capacidades e um melhor entendimento das manifestações artísticas.