ESCS - Capítulos ou partes de livros
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Browsing ESCS - Capítulos ou partes de livros by Subject "Ação/comunicação"
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- As plataformas museológicas digitais e a cultura de participaçãoPublication . Centeno, Maria João; Pina, Helena FigueiredoA esfera pública cultural pode ser definida como o espaço simbólico em que se articulam organizações, políticas e públicos de acordo com modos de comunicação afetiva – estética e emocional, e não só cognitiva, tendo em conta que a comunicação afetiva ajuda os indivíduos a pensar reflexivamente sobre as situações que compõem o seu “Mundo da Vida” (Husserl, 1936). Se, no lugar das organizações, perspetivarmos uma plataforma museológica digital, a urgência em a organizar participativamente é vital: como promotora de redes de relações cuja atividade cooperativa se pretende recorrente (noção de Art World de Becker, 1982) consolida-se a rutura da relação organização/cliente de carácter instrumental e dirigida de acordo com os interesses apenas de uma das partes. O presente artigo propõe-se problematizar o papel das plataformas museológicas digitais na medida em que não se devem limitar a apresentar manifestações culturais, mas promover a ação e a disputa argumentativa, ou seja, aumentar a esfera pública no sentido intersubjetivo. “Bem-vindos à cultura da convergência, onde os velhos e os novos media colidem, (…) onde o poder do produtor e o do consumidor interagem de formas imprevisíveis. (…) Os consumidores serão mais poderosos na cultura de convergência - mas só se reconhecerem e usarem esse poder quer como consumidores, quer como cidadãos, como participantes plenos na nossa cultura”. (Jenkins, 2006,p. 270) É esta imersão na cultura de convergência que pretendemos verificar a partir da presença online dos museus da cidade de Lisboa.