ESD - Escola Superior de Dança
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESD - Escola Superior de Dança by Subject "Abordagem contemporânea"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O corpo em movimento como um sistema dinâmico: a integração de uma perspetiva contemporânea na disciplina de técnica de dança moderna no 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Paiva, Margarida; Rijmer, SylviaO estágio, objeto deste relatório, foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança de Lisboa. Foi implementado na disciplina de Técnica de Dança Moderna durante o ano letivo de 2022/2023 na Escola de Dança Ana Mangericão, com as alunas do 5º ano do Ensino Artístico Especializado. A investigação-ação foi inspirada pela Teoria dos Sistemas Dinâmicos como uma abordagem conceptual e prática, que se reflete no processo de aprendizagem das técnicas de dança e abordagens contemporâneas. O principal objetivo foi implementar uma abordagem dinâmica a todas as componentes do ensino-aprendizagem de dança, com recurso a um mapeamento de conceitos de Dança Contemporânea, estruturante da metodologia utilizada no estágio. Foram exploradas múltiplas ferramentas e abordagens que combinaram teorias práticas e ideias exploratórias (como por exemplo, a relação entre a linearidade e a não-linearidade do movimento) com o intuito de potencializar a descoberta de novos caminhos neuromusculares, permitindo uma adaptabilidade perante um meio na dança em constante mudança. Pretendeu-se também fomentar a acuidade propriocetiva, como ferramenta que desenvolve a autonomia, e o trabalho a pares como ferramenta que desenvolve a cooperação e a responsabilidade de aprender com e através do outro. Foram utilizados movimentos, ações e conceitos da Dança Contemporânea em diálogo com competências relacionadas com a Técnica de Dança Contemporânea. Tendo como ponto de partida a metodologia de Investigação-ação, foram produzidas investigações teóricas de base sobre os seguintes tópicos: a Teoria dos Sistemas Dinâmicos, a aprendizagem motora em dança perspetivada por esta teoria, conceitos de Dança Contemporânea e sua aplicação no ensino de dança. Esta metodologia procurou modos de efetivação dos objetivos gerais e específicos, juntamente com a seleção de ferramentas de recolha de dados, tais como o diário de bordo, as entrevistas, os questionários e as gravações audiovisuais. A análise final reflete as possíveis organizações de blocos de aula através de conceitos de dança, bem como as estratégias pedagógicas encontradas de modo que o aluno se envolva em processos dinâmicos, como o da propriocepção. Esta investigação conclui que o ensino da Dança Contemporânea é sempre um processo dinâmico onde os conceitos de dança podem fazer uma fusão entre planos práticos e abstratos.