ESELx - Capítulos ou partes de livros
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Browsing ESELx - Capítulos ou partes de livros by Subject "Ação social dos bebés"
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- Bebé dá licença? Quantos passos? Pro-curar a ação social das crianças na crechePublication . Luís, VeraA ação social do bebé e criança até aos três anos tem vindo a ser alvo de intensa investigação, com especial densidade nas últimas décadas. Sabemos que nos últimos anos houve um avanço no sentido de considerar a criança muito pequena enquanto ator social. Não obstante, ainda muito há por fazer, os progressos efetivados são recentes e muitos deles ainda não efetivados e promovido nos contextos socioeducativos como a creche. A Convenção dos Direitos da Criança e outros documentos internacionais vieram contribuir para uma reflexão e abriram uma nova visão sobre a primeira infância. Cabe também ao educador/a de infância um papel determinante nesta corrida. Segundo Niza (2014), em tempos, os gregos designavam para este termo, corrida a palavra currículo, invulgar porém pertinente, já que se fizer uma analogia, percebemos de imediato o sentido: existirá sempre para cada criança uma corrida. Será ela a protagonista de um currículo único com especificidades identitárias, no entanto, esta corrida terá maior sucesso se feita em equipa, de uma forma co-participada, para que os resultados sejam realmente de qualidade. A realização deste projeto, que assume uma abordagem qualitativa, tentou corresponder às necessidades sentidas por duas educadoras, de uma creche na cidade de Lisboa, concretamente da sala berçário e da sala de 12-24 meses. Mais ainda, surge da necessidade da instituição para que os contextos de creche e jardim de infância fossem mais contíguos, com princípios pedagógicos homogéneos, nomeadamente de acordo com a metodologia MEM. Conseguiram-se alguns progressos sobretudo na inclusão e participação da criança pequena no contexto da creche e construção de uma ação social cúmplice entre a criança pequena com a restante comunidade educativa.