ESELx - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Livros by Subject "Administração escolar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da ESELxPublication . Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Pires, Carlos; Almeida, AntónioOs artigos reunidos neste volume de atas pretendem tornar acessíveis, a um público mais vasto e diversificado, a conferência plenária, proferida por Clara Rolo, e as comunicações realizadas pelos participantes no I Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx (I EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, no dia 12 de janeiro de 2013. O Encontro foi dinamizado pela Comissão Coordenadora de Mestrados Pós-profissionalização, instância do Conselho Técnico-Científico, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED, em que se inscrevem os projetos e programas de investigação desenvolvidos na ESELx. Prevendo-se que venha a ter, futuramente, uma periodicidade bianual, o Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx tem como objetivos centrais divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários Mestrados Pós-Profissionalização existentes na ESELx, e simultaneamente, constituir-se como um fórum de discussão, não só dos resultados obtidos, mas também das diversas abordagens metodológicas adotadas. Atualmente, a Escola Superior de Educação de Lisboa dispõe de uma oferta formativa ampla e diversificada de ciclos de estudo de segundo ciclo de formação, designadamente os mestrados em: Educação Especial, Educação Matemática, Supervisão em Educação, Didática da Língua Portuguesa, Didática das Ciências da Natureza, Administração Escolar, Educação Artística, Intervenção Precoce, Educação Social e Intervenção Comunitária, prevendo-se para breve a oferta de um novo curso de mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Sociais e Naturais. Desde 2007, tem-se verificado uma progressiva ampliação da oferta formativa, que resulta de uma tentativa de dar resposta às necessidades do sistema, que se pode organizar nas seguintes dimensões: i) novas funções dos docente dentro do sistema educativo; ii) aprofundamento de funções curriculares da docência de didáticas específicas; iii) intervenção socioeducativa e artística. O número crescente de dissertações de mestrado – cento e dezassete em 2012 – e, sobretudo, a qualidade dos estudos desenvolvidos conduziram naturalmente à organização do I EME, no qual foram apresentados trabalhos dos cursos de mestrado com maior número de edições. A síntese dos trabalhos reunidos neste volume é apresentada nos parágrafos seguintes. O debate sobre a formação de natureza pós-profissional, designadamente no âmbito de programas de mestrado, constituiu o foco da conferência de encerramento feita pela Professora Clara Rolo, contribuindo para o aprofundamento do papel da investigação no desenvolvimento profissional. No seu artigo, Rolo desenvolve uma reflexão sobre a produção de conhecimento profissional dos professores, e sobre os modos como o recurso ao instrumento da escrita potencia essa produção. Adotando uma perspetiva sociocultural da escrita, Rolo apresenta um projeto de investigação-ação em que a escrita reflexiva surge como instrumento privilegiado ao serviço do conhecimento pedagógico da profissão. A concluir o artigo, são tecidas algumas considerações sobre a escrita científica no quadro de cursos de pós-graduação.