ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Subject "Absence of mirror"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ausência do espelho na aula de técnica de dança: um desafio a aplicar com alunos do 3º ano de técnica de dança clássica do Ginasiano Escola de Dança, Polo de AroucaPublication . Monteiro, Salomé Seabra Pereira Rodrigues; Amorim, VeraEstudo realizado em Estágio, durante o ano letivo 2017/2018 na 6ª edição, do curso de Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, enquadrando a turma de Técnica de Dança Clássica do 3º ano do Curso Especializado em Dança, no Pólo do Ginasiano Escola de Dança (Vila Nova de Gaia) que se situa em Arouca. Objetivo do estudo: - Conhecimento da própria estrutura corporal; - Verificar as principais dificuldades apresentadas no domínio corporal (consciência corporal), na memorização do vocabulário técnico e como estas são adquiridas e transformadas em qualidade de movimento. Para a realização deste, foi feita uma revisão de literatura através de estudos implementados em diferentes faixas etárias e com domínio técnico diferente. O objetivo é idêntico: saber até que ponto o espelho influencia ou não a forma como o aluno vê o próprio corpo, se potencializa ou não a qualidade de movimento e se evolui ou não a nível técnico. Desta forma, o trabalho na ausência do espelho pode ajudar significativamente a consciência corporal, espacial do aluno, equilíbrio e qualidade de movimento. Com base no questionário final preenchido pelas alunas, concluímos que estas conseguiram adquirir melhor consciência corporal na execução dos exercícios no entanto, de acordo com as observações estruturadas, as alunas não conseguiram adquirir a qualidade de movimento necessária para um exercício de adagio.