ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Subject "Abordagem somática"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem somática: um caminho para o protagonismo e autonomia no processo de ensino-aprendizagem do corpo na técnica de dança clássica para o 1º ano do ensino artístico especializado na PALLC° - Performing Arts School & ConservatoryPublication . Costa, Rafaela; Rijmer, SylviaEste Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança e do Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal. O estágio foi implementado na PALLC° - Performing Arts School & Conservatory no ano letivo de 2022/2023 na Técnica de Dança Clássica para o 1º ano (2º ciclo) do Ensino Artístico Especializado. A proposta teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência corporal, a autonomia, e o protagonismo do discente, através da implementação da Abordagem Somática no processo de ensino-aprendizagem da Técnica de Dança Clássica. A metodologia de investigação selecionada foi a investigação-ação, que utilizou como base teórica investigações sobre os tópicos: Técnica de Dança Clássica, consciência corporal, autonomia e protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Em sua parte prática, a metodologia contou com ferramentas de recolha de dados como questionário, diário de bordo e registro de vídeos e fotos. A reflexão final nos mostra que a proposta da Abordagem Somática pode ser utilizada como metodologia de ensino-aprendizagem do/no corpo, que recorre a diferentes técnicas de dança como ferramenta e linguagem de experimentação de aspectos específicos como, no caso deste estudo, a ação dos pés, do alinhamento postural e das transferências de peso na Técnica de Dança Clássica. E proporciona a constante reflexão e renovação do docente diante a sua prática, já que esta abordagem se sustenta na manutenção das relações entre o(a) aluno(a), objeto de aprendizagem, e docente