Serviços da Presidência - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Serviços da Presidência - Livros by Subject "Cidadania"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a comunicação e euPublication . Bonacho, FernandaObjetivo Geral: a “Academia da Leitura do Mundo” é um programa educacional inovador para jovens estudantes, com idades entre 14 e 24 anos, promovido pelo Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Comunicação Social, com o objetivo de promover a literacia mediática e o desenvolvimento de três competências-chave: Comunicação, Autorregulação e Espírito Crítico, essenciais para uma participação ativa e informada dos cidadãos na sociedade contemporânea. Objetivos Específicos: o programa visa a necessidade e urgência de desafiar os jovens a: · saber distinguir entre diferentes tipos de conteúdo no mesmo meio: notícias, entretenimento e publicidade; · conhecer as principais características de cada meio e seus processos de produção e disseminação de conteúdo; · interpretar e dar sentido às mensagens dos media, de forma negociada e crítica; · lidar com uma sobrecarga de informações e estímulos e ser capaz de pesquisar, avaliar e selecionar fontes confiáveis; · entender o modelo de negócios de cada meio de comunicação e, assim, ser capaz de reconhecer o contexto económico, político e ideológico no qual operam; · participar no espaço mediático de forma responsável.
- Práticas e conceções da História e da didática da História na formação de professores do Ensino Básico (2º CEB): estudo de caso da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Gomes Dias, AlfredoO trabalho que agora se apresenta tem origem na investigação realizada no âmbito do curso de Doutoramento em Educação frequentado na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), entre 2016 e 2019, integrada na linha de investigação “Formação do pensamento social, histórico e geográfico, e educação para a cidadania”. Esta investigação teve a orientação científica do Professor Joan Pagès i Blanch. O texto original desta tese de doutoramento – Practicas y concepciones de la historia y de la didáctica de la historia en la formación de maestros de la enseñanza básica (10‑12 años). Estudio de caso de la Escola Superior de Educaçã o de Lisboa – encontra‑se disponível no repositório da UAB: imprimirFicheroTesis.do (educacion.gob.es) Nesta versão, que foi apresentada na UAB em provas públicas, no dia 12 de setembro de 2019, podem ser consultados os anexos que reúnem os documentos de suporte às atividades investigativas e que estão ausentes nesta edição impressa.