ESCS - Capítulos ou partes de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESCS - Capítulos ou partes de livros by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A literacia como resistência à desinformaçãoPublication . Bonacho, Fernanda; Quaresma Tomás Pontes, Margarida JoanaO presente artigo trata a importância da resistência leitora e literacia mediática no contexto da sociedade informacional atual e destaca a necessidade de uma leitura crítica e consciente diante das transformações na escrita e na comunicação. A resistência leitora é interpretada como uma prática prudente e questionadora que não decodifica apenas textos, mas também constrói significados a partir das experiências humanas acumuladas, ampliando a compreensão e a comunicação. A literacia confere poder sobre si mesmo, sobre a aprendizagem, a participação na sociedade e a compreensão do mundo. Ao longo da história, a escrita esteve ligada ao poder, mas o seu acesso só se democratizou com o tempo, impulsionando ações coletivas e a expansão do conhecimento. Contudo, a forma como a escrita e a leitura evoluíram exige capacidades para selecionar e interpretar informações num ambiente informacional que, muitas vezes, perpetua visões distorcidas e polarizadas da realidade. Impõe-se uma adaptação contínua e um desenvolvimento progressivo das habilidades cognitivas e sensoriais, que são indispensáveis para navegar no influxo avassalador de informações. O artigo defende uma aposta na literacia para toda a vida como meio de fomentar uma participação informada e ativa na sociedade, que permita aos indivíduos participarem criticamente e contribuírem para o panorama mediático pelo interesse do bem comum.
- Media and multiple identities: Robert E. Park as precursor to intercultural communication theory and researchPublication . Subtil, Filipa; Garcia, José Luís de Oliveira; Leeds-Hurwitz, WendyRobert E. Park’s early study of foreign-language newspapers in urban centers hosting multiple immigrant groups deserves recognition as an important precursor to several current assumptions within intercultural communication, especially the move away from equating cultures with nations, and the possibility of simultaneously holding multiple identities. Park’s research on the media’s influence on identity construction contains theoretical contributions that remain highly relevant to a world increasingly configured by global media: in particular, on accepting complexity and the fact that individuals may and do simultaneously hold multiple and conflicting identities. Hence, beyond the nation-state, the appropriate unit of analysis became the ethnic group.