ESTeSL - Comunicações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTeSL - Comunicações by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Não te deixes enganar! Projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superiorPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO projeto “Be careful!” assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação e garantir a integridade académica, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.
- Perceções e práticas dos estudantes do ensino superior português sobre economia circularPublication . Mateus, Dina; Galacho, Cristina; Dinis, Maria Alzira; Teixeira, Margarida Ribau; Viegas, Laura Maria; Gaspar, Marcelo; Pardal, Ana Cristina; Manteigas, Vítor; Moreira, Anabela MendesAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel crucial na educação para a economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos (ECGSRR), cabendo-lhes assegurar a transmissão de conhecimento e valores aos estudantes, que serão os futuros profissionais e decisores. Neste contexto, a missão das IES inclui diagnosticar e enfrentar os desafios ambientais contemporâneos, oferecendo uma formação inovadora que enfatize a responsabilidade ambiental e social e as práticas sustentáveis. O presente estudo tem como objetivo geral identificar e diagnosticar conhecimentos gerais em termos de economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos, por parte dos estudantes das IES portuguesas. Foi desenvolvido no âmbito da Rede Campos Sustentável (RCS) pelo Grupo de Trabalho Economia Circular e Gestão de Resíduos. O instrumento de recolha de informação utilizado foi um questionário elaborado pelo referido grupo de trabalho, estruturado em quatro secções temáticas.
- O porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com a IAPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e desafiador. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e usar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a a tecnologia adotada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, reconhecendo o seu potencial, dividimo nos entre entusiasmo e escrutínio cauteloso. Devemos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA seja feita com cautela e se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da literacia da informação?
- Revistas, editoras e congressos predadores e a investigação científicaPublication . Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaA pressão para publicar e a dificuldade em discernir a revista legítima da ilegítima e a editora confiável da não confiável fomentam um ambiente favorável à proliferação de publicações questionáveis. Também os congressos predadores têm proliferado nos últimos anos, movimentando elevados montantes e onde todos pagam para circular. Os investigadores devem, numa postura exigente e informada, no interesse da confiabilidade da (e na) ciência, ter boas práticas de investigação, evitando a inclusão de dados falsos, plagiados ou manipulados, que prejudicam a qualidade dos resultados e das conclusões, influenciando a evidência científica, a ciência e a sociedade. Objetivos do workshop: 1. Analisar e caracterizar o fenómeno a partir da literatura indexada na JSTOR, ProQuest, PubMed, Scopus e Web of Science, desde 2012 à atualidade. 2. Analisar o impacto das revistas, editoras e congressos predadores na investigação científica, identificando características e o conhecimento adquirido. 3. Dotar doutorandos, professores e investigadores com um conjunto de recomendações orientadoras e de alerta face ao fenómeno.