Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
348.7 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel crucial na educação para a economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos (ECGSRR), cabendo-lhes assegurar a transmissão de conhecimento e valores aos estudantes, que serão os futuros profissionais e decisores. Neste contexto, a missão das IES inclui diagnosticar e enfrentar os desafios ambientais contemporâneos, oferecendo uma formação inovadora que enfatize a responsabilidade ambiental e social e as práticas sustentáveis. O presente estudo tem como objetivo geral identificar e diagnosticar conhecimentos gerais em termos de economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos, por parte dos estudantes das IES portuguesas. Foi desenvolvido no âmbito da Rede Campos Sustentável (RCS) pelo Grupo de Trabalho Economia Circular e Gestão de Resíduos. O instrumento de recolha de informação utilizado foi um questionário elaborado pelo referido grupo de trabalho, estruturado em quatro secções temáticas.
Description
Keywords
Ensino superior Educação Sustentabilidade Gestão de resíduos Economia circular Gestão de recursos
Citation
Mateus D, Calacho C, Teixeira MR, Dinis MA, Viegas LM, Manteigas V, et al. Perceções e práticas dos estudantes do ensino superior português sobre economia circular. In: CCS2024, Universidade de Aveiro, 17 e 18 de outubro de 2024. Lillebo A, Asunção AS, Novais A, Santos C, Ferreira F, Batista J, et al, editors. 6.ª Conferência Campus Sustentável (CCS2024) – Ações transformativas da Academia com a Sociedade para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: livro de resumos. Aveiro: Universidade de Aveiro; 2025. p. 24-6.