Serviços da Presidência - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Serviços da Presidência - Livros by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Discursos do Presidente: presidência 2016-2025Publication . Margato, ElmanoEsta publicação contém os discursos proferidos pelo Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Polytechnic University of Lisbon (PUL), ao longo dos seus dois mandatos, de 14 de março de 2016 a 09 de fevereiro de 2025. Este legado permite conhecer o pensamento estratégico do Presidente, na liderança da equipa cujo trabalho conduziu ao incremento do desenvolvimento científico, pedagógico, artístico, cultural e de extensão de uma instituição, localizada na área metropolitana de Lisboa, que possui nove unidades orgânicas (6 escolas e 2 institutos e 1 serviço de ação social). Em 2024, o Politécnico de Lisboa reunia cerca de 14000 estudantes, 1200 docentes, 400 funcionários e tem‑se vindo a pautar por uma taxa de colocação de estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior acima de 95%. A internacionalização da instituição, ao nível dos estudantes e, também, da investigação, foram preocupações sempre presentes. Destaca‑se pela sua relevância a colaboração com a Universidade de Macau e a integração da Universidade Europeia U!REKA de que fazem parte mais cinco universidades de ciências aplicadas da europa. Para apoio à concretização deste objetivo foi criado o Centro de Línguas e Cultura do IPL (CLiC‑IPL), de que desfrutam estudantes, docentes e funcionários não docentes.
- Práticas e conceções da História e da didática da História na formação de professores do Ensino Básico (2º CEB): estudo de caso da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Gomes Dias, AlfredoO trabalho que agora se apresenta tem origem na investigação realizada no âmbito do curso de Doutoramento em Educação frequentado na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), entre 2016 e 2019, integrada na linha de investigação “Formação do pensamento social, histórico e geográfico, e educação para a cidadania”. Esta investigação teve a orientação científica do Professor Joan Pagès i Blanch. O texto original desta tese de doutoramento – Practicas y concepciones de la historia y de la didáctica de la historia en la formación de maestros de la enseñanza básica (10‑12 años). Estudio de caso de la Escola Superior de Educaçã o de Lisboa – encontra‑se disponível no repositório da UAB: imprimirFicheroTesis.do (educacion.gob.es) Nesta versão, que foi apresentada na UAB em provas públicas, no dia 12 de setembro de 2019, podem ser consultados os anexos que reúnem os documentos de suporte às atividades investigativas e que estão ausentes nesta edição impressa.