ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by contributor "Fernandes, João"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento da resistência aeróbia na disciplina de técnica de dança contemporânea na turma de 5.º ano do curso básico de dança do Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Freitas, Bruno MiguelO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, ao longo do ano letivo 2019/2020. A prática da qual se tece esta exposição e reflexão, decorreu no Conservatório Regional Silva Marques, no contexto da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea e teve como público-alvo uma turma do 5.º ano do ensino Artístico Especializado de Dança, composta por 8 alunas com idades entre os 14 e 15 anos. Durante a formação de um bailarino, existe um enorme foco no trabalho técnico, o que promove uma desvalorização do desenvolvimento da condição física. Assim sendo, quando avaliadas as capacidades condicionais de um bailarino, são denotadas algumas fragilidades. Deste modo, esta prática de estágio teve como objetivo principal o desenvolvimento da resistência aeróbia a partir das aulas de técnica de dança contemporânea. Para promover tais desenvolvimentos foram implementadas estratégias relacionadas com a gestão do tempo passado em atividade e em repouso e foram também integrados alguns exercícios com particularidades do treino aeróbio (como por exemplo a corrida). Também se pretendeu verificar, se o desenvolvimento da resistência aeróbia tem repercussões positivas no desempenho técnico das alunas. No sentido de dar resposta às curiosidades acima apresentadas, adotou-se os procedimentos metodológicos de uma Investigação-Ação. Como instrumentos de recolha de dados foram selecionados: Grelhas de observação; o Yoyo intermitent recovery test; estratégia de avaliação da resistência aeróbia especifica à dança; questionário; e o diário de bordo. Os resultados obtidos demonstram que foi possível a partir das estratégias metodológicas implementadas, promover adaptações aeróbias em todas as alunas. Contudo, não foi claro se estas adaptações tiveram influência no desempenho técnico das alunas. Assim infere-se que o treino complementar aeróbio foi fundido com sucesso à disciplina de técnica de dança contemporânea.
- A pesquisa da singularidade de movimento através do trabalho de chão, na disciplina de técnica de dança contemporânea, com os alunos do 2º ano do curso profissional de intérprete de dança contemporânea do Balleteatro Escola ProfissionalPublication . Ribeiro Santos, RaquelAtualmente, verifica-se a necessidade de direcionar a formação de intérpretes à realidade artística contemporânea, analisando, refletindo e reconfigurando a ação pedagógica, de modo a adequá-la ao contexto de uma prática artística diversificada, multidisciplinar e idiossincrática. Assim, as Técnicas de Dança Contemporânea devem disciplinar o corpo e a mente dos alunos, providenciando-lhes ferramentas e competências que lhes permitam construir um corpo singular de movimento, disponível e capaz de responder às diferentes propostas. Em suma, um corpo versátil, tão requisitado pela dança teatral neste momento. Neste sentido, este estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa, pretendeu trabalhar a técnica de chão com os alunos do 2º ano de Dança do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional, no 2º período do ano letivo de 2019/2020, com o objetivo de estimular a procura da singularidade de movimento, contribuindo para um forte domínio do corpo performativo,um corpo sensível e adaptável, diversificado e único. Através da implementação do método qualitativo na presente investigação-ação, recorrendo-se à Técnica de Observação, apoiada nos instrumentos de Grelha de Observação, Diário de Bordo e Registo de Vídeo, foi possível recolher dados e refletir acerca de toda a intervenção, concluindo-se que foram evidentes os bons resultados da prática pedagógica, que potenciou um desempenho dos alunos multifacetado, e bastante satisfatório e equilibrado. Os alunos conseguiram, então, adaptar-se a uma nova linguagem e a uma diferente abordagem às Técnicas de Dança Contemporânea, adquirindo competências através da técnica de chão que lhes serão bastante úteis ao longo dos seus percursos académicos e profissionais, conseguindo aplicar, de acordo com as suas capacidades, as ferramentas que lhes foram disponibilizadas para a pesquisa e exploração de novas estratégias para a construção de um corpo singular e versátil.