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- A privação dos sentidos da visão e audição no processo de criação coreográfica com alunos do 7º e 8º anos de ensino da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim PaisPublication . Agostinho, Beatriz; Marques, AnaOs Sentidos da Visão e Audição são os que mais se associam à prática da Dança no geral, confiando nas informações que estes facultam para o desenvolvimento das dimensões criativas, técnicas, artísticas e performativas do aluno permitindo igualmente o estabelecer de uma forte relação entre os estímulos, perceção e a sensação. O estágio inerente ao documento que se apresenta pretendeu compreender de que forma é que com a privação dos sentidos, no processo de Composição Coreográfica, teve implicações no desenvolvimento criativo do movimento nos alunos intérpretes-criadores do Curso Secundário de Dança, mais especificamente do 7º e 8ºanos do Ensino Artístico Especializado, da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, no ano letivo 2019/2020. A partir da privação dos sentidos no processo de Criação Coreográfica, desenvolvidos e experienciados pelas alunas envolvidas, quer no papel de intérprete, quer no papel de criador, permitiram desenvolver uma maior consciência do corpo, movimentação e perceção do ambiente, assim como estimular uma capacidade mais criativa na exploração e seleção do movimento. De acordo com os pressupostos da metodologia da Investigação-Ação e os instrumentos e procedimentos adotados, nomeadamente o diário de bordo e o questionário, pretendeu-se desenvolver uma prática pedagógica na qual o público-alvo estivesse consciente e aberto às experiências desenvolvidas, e assim aprofundar a capacidade de análise e reflexão das mesmas. De um modo geral, foi possível perceber-se as limitações ou constrangimentos inerentes ao tema e ao processo de Criação Coreográfica, e foi possível atingir-se novas perspetivas e novos caminhos para a improvisação de movimento e sua criação de acordo com a devida adaptação em coerência com o trabalho desenvolvido.
- Desenvolvimento da resistência aeróbia na disciplina de técnica de dança contemporânea na turma de 5.º ano do curso básico de dança do Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Freitas, Bruno MiguelO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, ao longo do ano letivo 2019/2020. A prática da qual se tece esta exposição e reflexão, decorreu no Conservatório Regional Silva Marques, no contexto da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea e teve como público-alvo uma turma do 5.º ano do ensino Artístico Especializado de Dança, composta por 8 alunas com idades entre os 14 e 15 anos. Durante a formação de um bailarino, existe um enorme foco no trabalho técnico, o que promove uma desvalorização do desenvolvimento da condição física. Assim sendo, quando avaliadas as capacidades condicionais de um bailarino, são denotadas algumas fragilidades. Deste modo, esta prática de estágio teve como objetivo principal o desenvolvimento da resistência aeróbia a partir das aulas de técnica de dança contemporânea. Para promover tais desenvolvimentos foram implementadas estratégias relacionadas com a gestão do tempo passado em atividade e em repouso e foram também integrados alguns exercícios com particularidades do treino aeróbio (como por exemplo a corrida). Também se pretendeu verificar, se o desenvolvimento da resistência aeróbia tem repercussões positivas no desempenho técnico das alunas. No sentido de dar resposta às curiosidades acima apresentadas, adotou-se os procedimentos metodológicos de uma Investigação-Ação. Como instrumentos de recolha de dados foram selecionados: Grelhas de observação; o Yoyo intermitent recovery test; estratégia de avaliação da resistência aeróbia especifica à dança; questionário; e o diário de bordo. Os resultados obtidos demonstram que foi possível a partir das estratégias metodológicas implementadas, promover adaptações aeróbias em todas as alunas. Contudo, não foi claro se estas adaptações tiveram influência no desempenho técnico das alunas. Assim infere-se que o treino complementar aeróbio foi fundido com sucesso à disciplina de técnica de dança contemporânea.