ESELx - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Livros by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A didática das ciências sociais na formação inicial de professores inicialPublication . Blanche, Joan PagèsO autor apresenta algumas considerações sobre as origens da Didática das Ciências Sociais, destacando as relações que identifica entre os problemas da prática de ensinar e a criação e institucionalização da DCS como área de conhecimento universitário. Apresentam-se algumas das mudanças que se registaram na conceptualização da DCS, assim como as finalidades do seu currículo na formação de professores.
- Didática das ciências sociais: pensar com Joan Pagès BlanchPublication . Gomes Dias, Alfredo; Barroso Hortas, Maria JoãoEm Portugal, o domínio da Didática das Ciências Sociais, História e Geografia tem revelado muitas dificuldades para se afirmar enquanto área fundamental no percurso da formação inicial de professores do ensino básico e secundário. Não obstante as possíveis exceções que possam ser apontadas, importa reconhecer a pouco consistente produção científica que tem existido em Portugal sobre as finalidades, objetivos, estratégias, atividades e processos de avaliação do ensino e aprendizagem da História e da Geografia. A decisão de editar um pequeno volume com um conjunto de textos de Joan Pagès Blanch tem dois propósitos. O primeiro consiste na intenção de prestar uma pequena homenagem ao grande professor e mestre, que nos deixou, de forma inesperada, em junho de 2020. O segundo é o de divulgar o seu pensamento, abrindo a porta ao estudo da vasta obra que nos legou, editada em Espanha e na América Latina.
- Time-Lapse: Memória, Pós-Memória, Práticas Artísticas e ComunidadePublication . Matos Pereira, TeresaEsta publicação reúne uma série de ensaios sobre o tempo, a memória e a prática artística, que correspondem a outras tantas perspetivas (teóricas, estéticas, artísticas e pedagógicas), expressas quer através do texto quer da imagem. Resultante de um percurso investigativo baseado na prática em artes visuais, esta publicação procura sintetizar alguns dos processos investigativos e criativos que estiveram na base das várias atividades e ações artísticas, desenvolvidas entre 2023 e 2025, no âmbito do projeto Time-Lapse: Memória, Pós- Memória, Práticas Artísticas e Comunidade (IPL/ IDI&CA2023/TimeLapse_ESELx).
