ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Matemáticas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A interdisciplinaridade entre as artes visuais e a matemática: um estudo numa turma de 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Henriques, Ana Catarina Figueiredo; Brunheira, LinaO presente relatório encontra-se inserido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. A primeira parte deste documento procede à caracterização dos contextos de ambos os ciclos em que decorreu a prática pedagógica, identificando as questões-problema e os objetivos gerais de intervenção. Estas foram estabelecidas com base numa análise das potencialidades e fragilidades observadas nas turmas em questão. Na segunda parte do relatório é apresentada a investigação. O tema emergiu do interesse pessoal da investigadora, alinhando-se com as necessidades dos alunos. Neste sentido, pretendeu-se compreender o potencial do trabalho interdisciplinar das Artes Visuais e a Matemática para o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial e da representação das vistas de objetos. Este estudo contou com a participação de quatro alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade, onde teve lugar a PES II. No que concerne ao trabalho realizado, foi desenvolvida e implementada uma sequência de atividades com vista ao alcance do objetivo delineado para a investigação. Estas atividades, concebidas para promover aprendizagens significativas nos alunos, envolveram trabalho individual e de pequeno e grande grupo. Relativamente às conclusões do estudo, verificou-se que os alunos desenvolveram aprendizagens tanto na área da Matemática como das Artes Visuais. Assim, tornou-se evidente o contributo do trabalho interdisciplinar entre as duas áreas para promover para o desenvolvimento da representação das perspetivas dos objetivos e da visualização espacial.
- O processo de medir: utilização de três réguas distintas: um estudo no 3.º Ano de EscolaridadePublication . Meireles Teixeira, Marta Susana; Serrazina, Maria de LurdesEste artigo tem como objetivo compreender o processo de medir dos alunos, aquando da exploração de uma tarefa que inclui a utilização de três réguas distintas, régua com marcações da unidade de medida, régua partida e régua padrão, através da discussão das estratégias de resolução dos alunos e das ações do professor e da investigadora no momento de discussão coletiva. A tarefa apresentada, de natureza exploratória, faz parte de uma sequência de tarefas integrada numa experiência de ensino realizada no 3.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa na modalidade de investigação baseada em design. A recolha de dados realizou-se em contexto educativo, através da observação participante, e envolvendo vários instrumentos: gravações vídeo, registos fotográficos, registos escritos dos alunos e notas de campo. A análise de dados é centrada na análise de conteúdo do momento de discussão coletiva da tarefa. São analisadas as resoluções dos alunos relativamente ao processo de medir e as ações do professor e da investigadora, na condução daquele momento. Dos resultados, conclui-se que houve alterações no conhecimento dos alunos, tanto a nível conceptual como processual, embora continuem a existir algumas fragilidades no conhecimento conceptual. Destaca-se a discussão coletiva como momento facilitador dessas alterações, assim como as ações do professor e da investigadora, como contributos para a aprendizagem.