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- De que modo a interdisciplinaridade com a educação física influencia a motivação dos alunosPublication . Fonseca, Francisca Ferreira Freches; Pombo, André BaptistaO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. São descritos dois contextos de estágio, um em 1.º e o outro em 2.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 1.º e 6.º ano de escolaridade, e apresentada a síntese das duas práticas interventivas. Para além disso, é apresentado um estudo investigativo realizado no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo apresentado procurou compreender de que forma o desenvolvimento de atividades interdisciplinares com a Educação Física influenciam a motivação dos alunos, tendo por base os seguintes objetivos: (i) Investigar de que forma a implementação de pedagogias ativas em aulas interdisciplinares com Educação Física se relaciona com o desenvolvimento da motivação dos alunos; (ii) Analisar o impacto dessas práticas pedagógicas na perceção dos alunos em relação à escola e ao processo de aprendizagem; (iii) Compreender a perspetiva da Professora Titular quanto à motivação e ao envolvimento dos alunos no decorrer do estudo. Diz respeito a um estudo de abordagem mista, com uma metodologia próxima da investigação-ação. O estudo foi desenvolvido tendo por base 24 participantes (15 do sexo masculino e 9 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. Verificou-se que após a implementação de atividades interdisciplinares com a Educação Física os alunos aumentaram a sua motivação e perceção em relação à escola, verificandose um aumento estatisticamente relevante da motivação (p<0,005). As perceções da docente relativamente à motivação dos alunos apresentam, também, um aumento estatisticamente relevante.
