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A importância da literacia do oceano no currículo do 1.º CEB: um caminho para o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças

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Abstract(s)

O presente relatório final insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, incluída no plano de estudos do último semestre do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. Neste, são descritos os contextos e as práticas pedagógicas realizados com uma turma de 3.º ano do 1.º CEB e com duas turmas de 5.º ano do 2.º CEB, em instituições públicas. Além disto, integra ainda a apresentação de um estudo investigativo que procura compreender o impacto que a integração da Literacia do Oceano no 1.º CEB, através da utilização da metodologia de trabalho de projeto, tem na consciência ambiental dos alunos. Neste sentido, emergiu a problemática De que modo a integração da Literacia do Oceano no currículo do 1.º CEB contribui para o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças?, definindo-se três objetivos específicos: (i) Analisar os efeitos da implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto sobre o Oceano em alunos do 3.º ano de escolaridade; (ii) Explorar o papel da interação com especialistas na aprendizagem e motivação dos alunos; (iii) Identificar os principais desafios enfrentados pelos alunos no decorrer do trabalho de projeto. Para o desenvolvimento do estudo, mobilizou-se a metodologia mista que, através da análise descritiva de um questionário aplicado no início e no final da prática, e da análise de conteúdo das anotações das notas de campo, da transcrição de uma entrevista e das produções dos alunos, permitiu avaliar os dados recolhidos. Os resultados obtidos após a implementação do estudo permitiram concluir que a abordagem da Literacia do Oceano na sala de aula, com recurso à Metodologia de Trabalho de Projeto, constitui um caminho promissor para o aumento do nível de consciência ambiental das crianças, formando cidadãos críticos, informados e participativos na sociedade perante os problemas relacionados com o Oceano.
This final report is part of the curriculum of the Curricular Unit Supervised Teaching Practice II, included in the syllabus for the last semester of the Master's Degree in Teaching 1st Cycle Basic Education and Maths and Natural Sciences in the 2nd Cycle Basic Education at the Lisbon School of Education. It describes the contexts and the pedagogical practices executed in a primary school Grade 3 class and two middle school Grade 5 classes in public institutions. Additionally, it includes a presentation of a scientific study that explores the impact of the integrating Ocean Literacy in primary school curriculum through projectbased learning methodology, and it’s effect on students’ environmental awareness. In this context, a research question emerged: “How does the integration of Ocean Literacy into primary school curriculum contribute to the development of environmental awareness in children?”. To address this, three specific objectives were defined: (1) To analyse the effects of implementing a Project-Based Learning approach focused on the ocean with Grade 3 students; (2) To explore the role of interactions with specialists to enhance student learning and motivation; (3) To identify the main challenges students face throughout the methodology implemented. To carry out this study, a mixed methodology approached was applied. In order to evaluate the collected data, a descriptive analysis of the questionnaire that was administered at the beginning and the end of the study was completed. Additionally, an analysis of field notes, an interview transcript, and student work, were included in the data collected and analysed. The results obtained from this study conclude that the the approach to Ocean Literacy in the classroom, using the Project Work Methodology, constitutes a promising path to increasing children's level of environmental awareness, forming critical, informed and participatory citizens in society when faced with problems related to the Ocean.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Literacia do oceano Consciência ambiental Metodologia de trabalho de projeto Problemáticas ambientais associadas ao oceano Ocean literacy Environmental awareness Project-based work methodology Environmental issues related to the ocean

Pedagogical Context

Citation

Silva, B. D. (2025). A importância da literacia do oceano no currículo do 1.º CEB: um caminho para o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22311

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