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O papel dos organizadores gráficos na produção textual de textos narrativos

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Abstract(s)

O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico. No relatório, é apresentada uma descrição sintética das práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas no 1.º e 2.º ciclos e o estudo desenvolvido durante a prática do 1.º ciclo do ensino básico (CEB), relacionado com a compreensão do papel dos organizadores gráficos na produção textual de textos narrativos. A questão problemática pretende compreender as vantagens dos organizadores gráficos no ensino da escrita, mais precisamente no que diz respeito ao seu papel na melhoria da qualidade das produções textuais de textos narrativos. O estudo regeu-se por uma metodologia mista, essencialmente qualitativa com a categorização e redução dos dados. Participaram no estudo 19 alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Foram analisadas e avaliadas as produções textuais dos alunos, antes e depois da intervenção que consistiu no desenvolvimento de atividades com recurso a organizadores gráficos. O estudo teve como finalidade comparar e analisar a evolução dos alunos em relação à qualidade dos seus textos narrativos ao longo do período de intervenção. Os resultados apontam para uma evolução positiva e um crescimento notório perante a maior parte dos indicadores avaliados, mais especificamente no que se refere à coesão textual, à organização das ideias e à maior perceção da narrativa, o que parece evidenciar a relevância da utilização dos organizadores gráficos no trabalho de escrita.
This report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice II, of the Master's Degree in Teaching the Primary Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education (Elementary School). This report summarizes the supervised teaching practices carried out in the 1st and 2nd cycles and the study carried out during the practice in the Primary School, related to understanding the role of graphic organizers in the textual production of narrative texts. The problematic question aims to understand the advantages of graphic organizers in the teaching of writing, more precisely regarding their role in improving the quality of textual productions of narrative texts. The study used a mixed methodology, essentially qualitative, with data categorization and reduction. Nineteen students from a 3rd grade class took part in the study. The students' textual productions were analyzed and evaluated before and after the intervention, which consisted of developing activities using graphic organizers. The aim of this study was to compare and analyze the students' progress regarding their narrative texts throughout the intervention period. The results point to a positive evolution and notable growth in most of the indicators assessed, more specifically regarding textual cohesion, the organization of ideas and a greater understanding of the narrative. This seems to highlight the importance of using graphic organizers in writing.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Ensino da escrita Organizadores gráficos Texto narrativo Processo de escrita Teaching writing Graphic organizers Narrative text Writing process

Pedagogical Context

Citation

Carvalho, M. J. U. (2025). O papel dos organizadores gráficos na produção textual de textos narrativos [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22246

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