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A mancha: escrita de personagens atormentados nos seus “mundos” de fantasia

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Abstract(s)

O relatório/ensaio seguinte apresenta um conjunto de pequenas análises e reflexões sobre o processo criativo do argumento de A Mancha. A história segue um homem, Tadeu, casado e solitário, que é consumido pelo ciúme, acreditando que uma mancha no sofá é prova da infidelidade da mulher, Teresa. Isto levo-a a uma noite de fantasia e confronto com os seus tormentos interiores. A narrativa explora o ciúme como consequência da insegurança, e como isso pode levar a estados emocionais complexos que afetam a visão que a personagem tem do que a rodeia. Assim, o relatório/ensaio explora a relação entre as personagens e o espaço, e a mútua influência que exercem um no outro, partindo de teorias que vão de Gérard Gennette a T.S. Eliot. Ainda, compara A Mancha com filmes como Punch Drunk Love e After Hours na tentativa de examinar como também esses filmes retratam personagens atormentadas em "mundos" de fantasia. Este trabalho tem por objetivo tentar compreender como criar narrativas onde a visão única — o estilo — é central, focando a atenção no que me parece essencial para que isso aconteça: a interação das personagens com o espaço e os "mundos" interiores que essas personagens habitam.
ABSTRACT - The following report/essay presents a group of analyses and reflections on the creative process of writing the screenplay A Mancha. The story follows Tadeu, a married and solitary man who is consumed by jealousy, believing a stain in a sofa can prove his spouse, Teresa, infidelity. This takes him into a night of fantasy and confrontation with his inner problems. The narrative explores jealousy and the consequences of insecurity and how that can take someone to complex emotional states that affect the way the characters look at what surrounds them. The report/essay explores the relationship between characters and space and the way they influence each other basing itself in theories from Gérard Gennette and T.S Eliot. It also compares A Mancha with movies like Punch Drunk Love and After Hours trying to examine how this movies treat tormented characters in their fantasy "worlds". This work is good to understand how to create specific narratives with a unique vision in which the style is central, focusing attention on what seems to me to be essencial for that to happen: the relationship between characters and space and the interior "worlds" those characters inhabit.

Description

Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Narrativas Cinematográficas

Keywords

Realidade subjetiva Estilo Personagens atormentadas Ciúme Processo criativo Subjective reality Style Tormented characters Jealousy Creative process

Citation

Research Projects

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Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema