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- O papel do período expressionista na história da dança contemporânea e a sua influência na composição coreográfica na turma de ensino secundário do ensino artístico especializado de dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de TomarPublication . Senhorinho, Ana Raquel; Marques, AnaO relatório que se apresenta tem por base o estágio de natureza profissionalizante realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (11ª Edição), da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, na Escola Cooperante Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, situada no Centro de Formação Artística de Tomar. A experiência decorreu ao longo do ano letivo 2022/2023, no contexto do Ensino Artístico Especializado em Dança, com ênfase no Ensino Secundário, mais concretamente nos 7º e 8º anos do curso de dança, equivalentes aos 11º e 12º anos do ensino regular. O propósito central deste estudo foi aprofundar a compreensão do período Expressionista na história da Dança Contemporânea e de que forma as suas características poderiam influenciar a disciplina de Composição Coreográfica e público-alvo em causa. A pesquisa envolveu uma análise aprofundada de coreógrafos europeus, no âmbito da Dança Expressionista, tais como: Mary Wigman, Kurt Jooss e Pina Bausch que permitiu o contextualizar do período do Expressionismo e sua evolução subsequente para a Dança-Teatro e teve como intenção avaliar de que modo esses conteúdos poderiam ser aplicados como catalisadores para a resposta criativa dos alunos, bem como o aprimoramento das ferramentas de composição coreográfica. Além disso, buscou-se fomentar o enriquecimento da compreensão cultural e artística dos alunos, estabelecendo-se um paralelo entre a disciplina de Composição Coreográfica e os conceitos abordados na disciplina de História da Cultura e das Artes. A metodologia escolhida foi a investigação-ação, apoiada por ferramentas de recolha de dados, como diários de bordo, questionários aos alunos, observações e registos audiovisuais o que permitiu uma orientação flexível durante o estágio, permitindo reflexões contínuas e ajustes necessários. Ao longo do estágio, foi desenvolvida uma composição coreográfica que culminou numa apresentação pública final, como um reflexo das aprendizagens e práticas desenvolvidas nas aulas e decorrer do ano letivo.
- Fatores influenciadores do consumidor no processo de compra de um automóvelPublication . Rações, Inês Pimentel; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doNos últimos anos, o setor automóvel tem-se destacado como uma das indústrias mais significativas na economia global, assumindo uma posição de extrema relevância na economia mundial, sendo o seu produto essencial para a mobilidade de pessoas e mercadorias. Sendo esta uma indústria cada vez mais diversificada, as marcas sentiram a necessidade de se destacarem no mercado, proporcionando aos seus clientes cada vez mais funcionalidades que proporcionam conforto e segurança para os seus utilizadores. Deste modo, esta investigação parte da hipótese de que certas funcionalidades oferecidas pelas marcas nos seus automóveis, podem ter uma maior influência ou não, na intenção de compra do consumidor, tendo como principal objetivo, perceber quais os fatores que influenciam todo este processo. O método a ser utilizado é o método quantitativo, neste caso, através de um inquérito por questionário. Foi desenvolvido um questionário online, onde se contabilizaram 130 respostas que compuseram a amostra final para o estudo. Os dados obtidos permitiram confirmar as nove hipóteses formuladas.
- Pulso: qual o potencial humano para incorporar a essência do som?Publication . Peraltinha, Filipa da Silva; Neto, Ângelo CidEste Relatório Final de Projeto fundamenta e analisa a criação coreográfica do solo Pulso, inserido no âmbito do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa. Esta peça busca materializar a divisa “vejo som e ouço movimento” através de uma investigação sobre como poderá o corpo atuar como um "corpo contentor", apoiada na perspectiva sinestésica, mas também, na minha experiência profissional nesta área artística. O objetivo é, ainda, investigar a questão “Qual o potencial humano para incorporar a essência do som?” e desenvolver estas ideias, considerando uma pesquisa sustentada em evidências científicas que permitam estabelecer algumas correlações entre a neurociência e a arte. Para a pesquisa e elaboração do score de movimento que orienta a estrutura da peça, foram utilizados métodos de improvisação. Este processo foi, simultaneamente, ancorado em diversos dispositivos e elementos recolhidos durante a pesquisa bibliográfica, bem como metodologias inspiradas pelo trabalho de William Forsythe. Paralelamente, pretende-se que esta criação contribua para uma abordagem exploratória da relação entre dança e música, além de fomentar a continuidade da investigação de novas formas de compartilhar essa experiência com o público. Conclui-se que, para a trajetória a trilhar na área da criação, é essencial integrar uma visão sobre o potencial do corpo humano - na complexa ligação entre a mente e o movimento - como estratégia para a amplificação da experiência sensitiva. Essa perspectiva, fundamentada pelo conhecimento empírico da dança, induz uma imersão contínua na incorporação dos elementos explorados e na maturação das ideias provindas deste texto e do processo criativo, promovendo novas abordagens na relação entre corpo, som e movimento.