Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Pulso: qual o potencial humano para incorporar a essência do som?

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este Relatório Final de Projeto fundamenta e analisa a criação coreográfica do solo Pulso, inserido no âmbito do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa. Esta peça busca materializar a divisa “vejo som e ouço movimento” através de uma investigação sobre como poderá o corpo atuar como um "corpo contentor", apoiada na perspectiva sinestésica, mas também, na minha experiência profissional nesta área artística. O objetivo é, ainda, investigar a questão “Qual o potencial humano para incorporar a essência do som?” e desenvolver estas ideias, considerando uma pesquisa sustentada em evidências científicas que permitam estabelecer algumas correlações entre a neurociência e a arte. Para a pesquisa e elaboração do score de movimento que orienta a estrutura da peça, foram utilizados métodos de improvisação. Este processo foi, simultaneamente, ancorado em diversos dispositivos e elementos recolhidos durante a pesquisa bibliográfica, bem como metodologias inspiradas pelo trabalho de William Forsythe. Paralelamente, pretende-se que esta criação contribua para uma abordagem exploratória da relação entre dança e música, além de fomentar a continuidade da investigação de novas formas de compartilhar essa experiência com o público. Conclui-se que, para a trajetória a trilhar na área da criação, é essencial integrar uma visão sobre o potencial do corpo humano - na complexa ligação entre a mente e o movimento - como estratégia para a amplificação da experiência sensitiva. Essa perspectiva, fundamentada pelo conhecimento empírico da dança, induz uma imersão contínua na incorporação dos elementos explorados e na maturação das ideias provindas deste texto e do processo criativo, promovendo novas abordagens na relação entre corpo, som e movimento.
ABSTRACT - This study substantiates and analyzes the choreographic creation of the solo Pulso, which is part of the Master 's Degree in Criação Coreográfica e Práticas Profissionais at the Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa. This piece seeks to materialize the motto “I see sound and hear movement” through an investigation that seeks to assess how the body can function as a "container body," supported by a synesthetic perspective, as well as my professional experience in this artistic domain. Additionally, the objective is to explore the question “What is the human potential to incorporate the essence of sound?”. To develop these ideas, I will implement research grounded in scientific evidence that establishes correlations between neuroscience and art. For the research and development of the movement score that guides the structure of the piece improvisation methods were applied. This process was simultaneously anchored in various devices and elements gathered during bibliographic research, as well as methodologies inspired by the work of William Forsythe. Furthermore, this work aims to contribute to a more exploratory understanding of the relationship between dance and music, while also encouraging ongoing research into new ways of sharing this experience with the public. In conclusion, I believe that, in the path I wish to pursue as a creator, it is essential to integrate a vision of the human body's potential - within the complex connection between mind and movement - as a strategy for amplifying sensory experiences. This perspective, grounded in my specialized knowledge in dance, requires continuous immersion in the incorporation of the explored elements and the maturation of ideas that emerge from this research and creative process, ultimately promoting new approaches to the relationship between body, sound, and movement.

Description

Keywords

Composição coreográfica Sinestesia Neurónio espelho Metodologias de criação Choreographic composition Synesthesia Mirror neuron Creative methodologies

Citation

Peraltinha, F. S. (2024). Pulso: Qual o potencial humano para incorporar a essência do som?[Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Dança] Repositório Científico deo Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21409

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança