Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel do período expressionista na história da dança contemporânea e a sua influência na composição coreográfica na turma de ensino secundário do ensino artístico especializado de dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de Tomar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Raquel.pdf23.66 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O relatório que se apresenta tem por base o estágio de natureza profissionalizante realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (11ª Edição), da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, na Escola Cooperante Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, situada no Centro de Formação Artística de Tomar. A experiência decorreu ao longo do ano letivo 2022/2023, no contexto do Ensino Artístico Especializado em Dança, com ênfase no Ensino Secundário, mais concretamente nos 7º e 8º anos do curso de dança, equivalentes aos 11º e 12º anos do ensino regular. O propósito central deste estudo foi aprofundar a compreensão do período Expressionista na história da Dança Contemporânea e de que forma as suas características poderiam influenciar a disciplina de Composição Coreográfica e público-alvo em causa. A pesquisa envolveu uma análise aprofundada de coreógrafos europeus, no âmbito da Dança Expressionista, tais como: Mary Wigman, Kurt Jooss e Pina Bausch que permitiu o contextualizar do período do Expressionismo e sua evolução subsequente para a Dança-Teatro e teve como intenção avaliar de que modo esses conteúdos poderiam ser aplicados como catalisadores para a resposta criativa dos alunos, bem como o aprimoramento das ferramentas de composição coreográfica. Além disso, buscou-se fomentar o enriquecimento da compreensão cultural e artística dos alunos, estabelecendo-se um paralelo entre a disciplina de Composição Coreográfica e os conceitos abordados na disciplina de História da Cultura e das Artes. A metodologia escolhida foi a investigação-ação, apoiada por ferramentas de recolha de dados, como diários de bordo, questionários aos alunos, observações e registos audiovisuais o que permitiu uma orientação flexível durante o estágio, permitindo reflexões contínuas e ajustes necessários. Ao longo do estágio, foi desenvolvida uma composição coreográfica que culminou numa apresentação pública final, como um reflexo das aprendizagens e práticas desenvolvidas nas aulas e decorrer do ano letivo.
ABSTRACT - This report is based on an internship of a professional nature carried out within the Master’s Course in Dance Teaching (11th Edition) from the Escola Superior de Dança, of the Instituto Politécnico de Lisboa, at the Escola Cooperante Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, located in the Artistic Training Centre of Tomar. The experience occurred throughout the academic year 2022/2023, in the context of Specialized Artistic Education in Dance, with emphasis on Secondary Education, specifically in the 7th and 8th years of the dance course, equivalent to the 11th and 12th years of regular education. The central purpose of this study was to deepen the understanding of the Expressionist period in the history of Contemporary Dance and how its characteristics could influence the discipline of Choreographic Composition and the target audience concerned. The research involved an in-depth analysis of European choreographers within the scope of Expressionist Dance, such as MaryWigman, Kurt Jooss, and Pina Bausch. This allowed the contextualization of the period of Expressionism and its subsequent evolution to Dance Theatre and to evaluate how these contents could be applied as catalysts for the creative response of the students, as well as the improvement of choreographic composition tools. In addition, it sought to foster the enrichment of the cultural and artistic understanding of the students, establishing a parallel between the discipline of Choreographic Composition and the concepts addressed in the discipline of History of Culture and the Arts. The methodology chosen was action-based research, supported by data collection tools such as logbooks, questionnaires to the students, observations, and audiovisual records which provided a flexible orientation during the internship, allowing continuous reflections and the necessary adjustments.Throughout the internship, a choreographic composition culminated in a final public presentation, as a reflection of the learning and practices developed in the classes and during the school year.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.

Keywords

Expressionismo Dança expressionista Composição coreográfica Expressionism Expressionist dance Choreographic composition

Citation

Senhorinho, A.R. (2023). O papel do período expressionista na história da dança contemporânea e a sua influência na composição coreográfica na turma de ensino secundário do ensino artístico especializado de dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de Tomar [Dissertação de Mestrado. Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/16769

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança