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- Cocriação: a individualidade do aluno no processo de criação coreográfica com os alunos do 3º ano do curso básico de dança do Conservatório de Música da JobraPublication . Quintela, Inês; Garcia, VítorO presente relatório de estágio apresenta e analisa a prática pedagógica implementada na turma do 3º grau do Curso Básico de Dança do Conservatório de Música da Jobra, no ano letivo de 2022/2023 incluindo a sua organização e preparação. O estágio foi realizado no contexto das unidades curriculares de Estágio I e Estágio II da 11º edição do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa. A temática desenvolvida durante o ano letivo focou-se na introdução aos conceitos de composição coreográfica e cocriação, visando, como objetivo final, integrar as individualidades dos alunos numa peça coreográfica criada em conjunto com os mesmos e apresentada em contexto performativo público. Esta jornada desdobrou-se ao longo de um processo educacional estruturado e elaborado, no qual o desenvolvimento do sentido de criatividade foi explorado e aprofundado ao longo de todo o processo. Com a implementação do estágio curricular, pretendeu-se que os alunos adquirissem consciência corporal, criativa e interpretativa através da exploração de movimento. Com recurso a diversas técnicas e partilha mútua de conhecimentos entre estagiária e alunos, criou-se um ambiente de trabalho produtivo e fluído, vantajoso para todos os cocriadores e para a criação final. Através de uma abordagem de investigação-ação qualitativa, o relatório detalha a preparação, implementação, metodologias e resultados obtidos durante o estágio, revelando a preparação prévia, a execução, a análise e as conclusões finais. Além disso, são enumerados e detalhados os processos que moldaram o percurso e o impacto que o processo teve sobre os alunos no seu desenvolvimento técnico, artístico e pessoal. Como conclusões finais, apresenta-se a demonstração da possibilidade da inclusão das individualidades num processo coreográfico conjunto através de uma abordagem cocriativa. Também se apresentam evidências das melhorias dos alunos aos níveis técnico, artístico e criativo e da evolução da relação professor/aluno desenvolvida ao longo do tempo do estágio.
- O papel da comunicação na preservação dos cemitériosPublication . Freixo, Hélio Filipe Silvestre do; Eiró-Gomes, MafaldaO cemitério em Portugal é muitas vezes visto como um local desagradável e do qual se quer distância. Nem sempre foi assim e a própria relação entre a humanidade e a morte foi mudando ao longo do tempo. E, na verdade, o cemitério pode até ser um espaço dinamizador da cultura e da História, no qual a comunicação pode ter um papel importante, indo ao encontro da sua valorização e dinamização. De forma a compreender melhor o papel que a comunicação poderá desempenhar e os desafios para a preservação deste tipo de espaço, foram contatados inúmeros cemitérios, tanto em Portugal como a nível internacional, com a aplicação de inquéritos por e-mail. Assim, com o presente trabalho, pretende-se ficar a conhecer a atual realidade portuguesa respeitante à comunicação nestes espaços, assim como as boas práticas de preservação já aplicadas.
- O papel das tarefas unplugged no desenvolvimento das práticas do pensamento computacionalPublication . Marques, Vanessa Sofia Falcão; Caseiro, AnaO presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, está organizado em duas partes. A primeira parte descreve as práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta uma análise crítica comparativa e refletiva sobre os dois contextos. A segunda parte refere-se à implementação de um estudo, aplicado numa turma do 4.º ano de escolaridade no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com o estudo apresentado pretende-se compreender que tipo de estratégias usam os alunos na aplicação de tarefas unplugged associadas ao Pensamento Computacional. Estas tarefas referem-se a atividades que não recorrem ao mundo digital, ainda assim permite que os alunos adquirem as práticas do pensamento computacional, nomeadamente, a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a algoritmia e a depuração, mas também outras capacidades relacionadas com a programação. Para isso, foram definidas duas questões de investigação: (i) Quais as práticas que os alunos evidenciam na resolução de problemas, no início do estudo? e (ii) De que modo os alunos desenvolvem as práticas do pensamento computacional, através das tarefas unplugged? A metodologia adotada para este estudo foi de natureza qualitativa, através de um estudo de caso. Para a recolha de dados privilegiou-se a análise documental, a observação direta participante, o registo de gravações-áudio e a análise das resoluções de três tarefas desenvolvidas por quatro alunos. Os resultados revelaram que a prática mais mobilizada pelos alunos se refere à decomposição, pois é uma aplicação que o aluno utiliza, obrigatoriamente, na resolução de problemas. Em contrapartida, o reconhecimento de padrões é a prática que os alunos revelaram ter mais dificuldade. No fim, é apresentada a reflexão crítica que mostra como todo o processo da prática pedagógica é fundamental para a atividade docente.
- Características das brincadeiras e interações sociais estabelecidas entre alunos com multideficiência e os seus pares no recreio do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Cláudia da Costa; Nunes, ClarisseA temática da presente investigação está relacionada com o brincar de alunos com multideficiência no espaço de recreio do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Parte do pressuposto que brincar é um direito fundamental que deve ser garantido a todas as crianças, por ser essencial para o seu desenvolvimento e bem-estar, e por ser esta uma atividade natural na infância. Assim, importa assegurar a todas a oportunidade de se envolverem ativamente neste tipo de atividade. Com este estudo pretendemos caracterizar as brincadeiras e as interações sociais estabelecidas entre alunos com e sem multideficiência nos espaços do recreio do 1º CEB, assim como conhecer a opinião / posicionamento de alunos do 1º CEB sobre as brincadeiras em que se envolvem com os seus pares com multideficiência. O estudo desenvolveu-se num estabelecimento do 1º CEB com Jardim de Infância, público, da zona da Grande Lisboa. Optou-se por uma pesquisa enquadrada no paradigma qualitativo, assumindo uma natureza descritiva. No estudo participaram seis alunos com multideficiência e seis alunos com desenvolvimento típico. Para a recolha de dados recorremos à pesquisa documental, à observação das brincadeiras destes alunos realizadas no espaço de recreio e à entrevista semiestruturada a alunos sem multideficiência. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença muito frequente de comportamento de não brincadeira por parte dos alunos com multideficiência, durante os momentos passados no recreio. As características particulares destes alunos parecem colocá-los numa situação desvantajosa em termos de oportunidades de brincar e de interação voluntária com os pares, ficando muitas vezes alheados ou a observar o que os outros estão a fazer, particularmente os que precisam de ajuda para se deslocar e não usam a fala para comunicar. No que se refere às interações, os alunos com multideficiência interagiram apenas com seis colegas sem multideficiência, o que se considera ser um número muito reduzido, representou somente 5,7% do total de alunos. No que diz respeito às brincadeiras privilegiaram as realizadas em grupo, portanto as que implicaram interações com os pares. A bola / balão constituiu um dos brinquedos escolhido por todos os alunos, independentemente das suas competências motoras, cognitivas e comunicacionais. Os seis alunos com desenvolvimento considerado típico manifestam sentimentos positivos e promotores de uma inclusão social dos seus colegas no espaço exterior.
- Filmando o outro: estratégias de intervenção e responsabilidade ética no cinema documentário observacionalPublication . Martins, Diogo Soares; Mendes, MartaCruzando a investigação teórica e a criação artística, a presente dissertação investiga o cinema documentário observacional à luz dos desafios enfrentados pelos realizadores no que diz respeito à articulação entre estratégias formais e responsabilidades éticas no processo de realização cinematográfica. O recorte se concentra na análise de três abordagens no cinema documentário e seus distintos procedimentos de representação — o cinema direto dos anos 60, o cinema fenomenológico de Frederick Wiseman e o cinema interventivo de Robert Flaherty — com o intuito de averiguar o grau de visibilidade da explicitação do dispositivo utilizado e as implicações éticas decorrentes da adoção de cada uma dessas propostas. O trabalho instaura também um diálogo entre o seu corpus teórico e a prática de realização em um projeto de filme documentário de nossa autoria.