Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-22"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O fenómeno da Gamification como estratégia para apoiar a comunicação interna nas organizaçõesPublication . Barreto Junior, Romulo Cesar Mendes; Miranda, Sandra Marisa LopesO termo “comunicação interna” é bastante utilizado para explicar um sistema de comunicação gerenciado por uma organização, no qual o público alvo são os colaboradores e possui como finalidade a maximização da eficácia organizacional. O estudo sobre comunicação interna tem indicado para os benefícios de engagement ocasionado a partir do momento que os colaboradores estão satisfeitos com determinados elementos da comunicação interna, entre eles o feedback. A gamificação quando aplicada dentro do ambiente corporativo é considerada um progresso dos sistemas de gestão de performance organizacionais. A sua via informacional abrange os colaboradores e dão- lhes acesso a informações relacionadas ao feedback. Por este motivo os sistemas de trabalhos gamificados são interpretados como mais uma alternativa de canal de comunicação interna. A presente dissertação possui a seguinte pergunta de partida: “De qual maneira o fenómeno da Gamificação pode contribuir para que haja engajamento dos colaboradores no ambiente organizacional?”. Pretende-se perceber se a gamificação/sistemas de trabalhos gamificados são utilizados como canais de comunicação interna, contribuindo para o engagement dos colaboradores. Recorre-se a técnica de recolha de dados de natureza qualitativa, onde foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com profissionais que exercem ou exerceram funções da comunicação interna, Recursos Humanos com foco no treinamento e desenvolvimento de pessoas em organizações que utiliza, ou utilizou, um sistema de gamificação, seguindo-se uma análise de conteúdo dos resultados. Conclui-se que a gamificação/sistemas de trabalhos gamificados tem grande importância no fortalecimento de vínculos através de uma experiência lúdica seja com o público externo quanto com o interno, onde os relações públicas atuarão de forma estratégica para estabelecer relacionamentos entre partes interessadas e organizações. Além disto a gamificação pode desenvolver novos canais de comunicação interna ou até mesmo modificar os já existentes potencializando o engagement dos colaboradores.
- A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTokPublication . Costa, Lara Rafaela Gonçalves; Miranda, Sandra Marisa LopesA sociedade ao longo das décadas tem assistido a várias alterações da vida quotidiana, principalmente no que diz concerne à evolução das formas de comunicação e da difusão de informações. A extensa propagação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao longo dos tempos, fez-se acompanhar de novas oportunidades e desafios para a sociedade. Uma sociedade conectada, acarreta consigo determinadas competências e habilidades no que diz respeito a dispositivos eletrônicos, que tendem na sua maioria a estar menos presentes entre as gerações mais idosas, levando a um fosso digital. Contudo, a adesão das gerações mais velhas às tecnologias, nomeadamente à Internet e principalmente às Redes Sociais, tem vindo a aumentar. Com as redes sociais, surgiram também os influenciadores digitais, apesar de ser um mercado onde a presença de jovens é bastante acentuada, diversos são os seniores que têm apostado nas plataformas digitais e se têm tornado também influenciadores digitais, conquistando milhões de seguidores e desenvolvendo parcerias com grandes marcas. Tendo como interrogação central: ’Qual o perfil de comunicação e ligação que os influenciadores digitais seniores exercem sobre os seus seguidores?’’, a presente investigação incide sobre os influenciadores digitais seniores, mais especificamente do sexo feminino, uma vez que as mulheres têm uma maior presença nas redes sociais. Optando por uma tipologia qualitativa, do tipo netnográfico, procedeu-se ao estudo e análise dos conteúdos na plataforma TikTok da amostra selecionada estrategicamente (5 influenciadoras seniores), sendo esta plataforma escolhida por ser uma das redes sociais mais recentes no mercado digital e sendo os seniores selecionados por ser um segmento pouco estudado na área digital, mas com um enorme potencial. Após a análise ao conteúdo das influenciadoras podemos retirar algumas conclusões, como o facto de que as influenciadoras com melhores resultados são as que possuem um conteúdo pessoal; as influenciadoras com conteúdo selecionado possuem um tom de comunicação neutro, não levando à fala nos seus videos; porém todas possuem uma comunicação ethos, voltada para persuadir os seguidores através da sua personalidade..
- A figuração cinematográfica de contrastes socioculturais através da realidade vivida no AlentejoPublication . Monteiro, Manuel; Sapinho, JoaquimO meu Trabalho de Projeto na área de Realização e Dramaturgia resulta da ideia de figurar cinematograficamente os contrastes socioculturais vividos entre a comunidade local e a comunidade imigrante no Baixo Alentejo. Esta justaposição será feita num documentário observacional, através de personagens coletivos filmados no seu quotidiano, relatando deste modo as relações humanas e as relações com os próprios locais da cidade de Beja.
- A interdisciplinaridade entre a técnica de dança contemporânea e a disciplina gímnica de Teamgym: no 11º ano ensino artístico especializado de dança da escola básica e secundária Luís António VerneyPublication . Costa Martins, Luísa; Neto, Ângelo CidA Técnica de Dança Contemporânea, na atualidade, é marcadamente influenciada não só pelas experiências coreográficas, como pela inclusão de outras técnicas numa relação sinérgica e singular. É, portanto, um lugar em mutação, o que confere, ao processo de ensino-aprendizagem, uma enorme dinâmica no contexto do ensino artístico especializado. Por sua vez, o corpo, enquanto agente e objeto de aprendizagem, pode ser uma instância partilhada por diferentes técnicas e disciplinas. Assim, entende-se por relação interdisciplinar a possibilidade de interferência e cruzamento de duas, ou mais, disciplinas, que embora não partilhem os mesmos objetivos ou propósitos, contribuem de forma complementar no contexto do processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação, pretende questionar a possibilidade de relação e, por consequência, interdisciplinaridade entre a Técnica de Dança Contemporânea e o TeamGym na turma do 11º ano da Escola Básica e Secundaria Luís António Verney. Deste modo, procurou-se, através do desenvolvimento de um estágio no contexto do ensino artístico especializado de dança, pensar na relação sinérgica que possa existir entre as duas disciplinas, ressalvando o que é comum e o que é específico de cada uma. Onde, o corpo e o trabalho técnico, deslizaram entre as duas disciplinas de modo a ampliar as hipóteses no processo de ensino-aprendizagem, potenciando, ainda mais, as suas possibilidades enquanto agente e objeto de aprendizagens. O TeamGym, como disciplina jovem, encontra-se numa fase de crescimento e de consolidação da sua sistematização, contudo, apresenta uma rigorosa codificação no que respeita aos elementos técnicos possíveis, isto é, contém um exigente sistema de pontuação e uma descrição das possibilidades do corpo. No contexto deste estágio, foram desenvolvidos elementos relativos ao aparelho de Solo que foram articulados e inseridos no contexto da aula de Técnica de Dança Contemporânea. Assim, testou-se a possibilidade de mutação e de absorção de uma técnica altamente codificada, como o TeamGym, no seio de uma disciplina com uma grande variabilidade e um vasto espetro de possibilidades. Aferindose, deste modo, as mais-valias na inclusão de uma disciplina altamente codificada, enquanto ferramenta de trabalho e de ampliação do processo de ensino-aprendizagem da Técnica de Dança Contemporânea.
- O efeito da responsabilidade social corporativa na imagem de marca: o caso DisneyPublication . Cordeiro, Rita Nunes Lopes; Miranda, Sandra Marisa LopesNo contexto da globalização, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) emerge como uma ferramenta estratégica, contribuindo para a criação de um posicionamento diferenciado para as empresas, tornando-se fundamental para a sua sustentabilidade. As corporações procuram evidenciar os seus esforços socialmente responsáveis, demonstrando o seu compromisso com a criação de valor para os stakeholders; adquirindo, assim, uma consciência social. À medida que a importância da RSC cresceu, surgiu a necessidade de avaliar qual o seu impacto na construção de uma melhor imagem de marca. Esta investigação teve como principal objetivo analisar o impacto da RSC na imagem de marca, utilizando a Disney como caso de estudo. Baseou-se em membros da Geração X e da Geração Y com o propósito de verificar a existência de diferentes interpretações da RSC. Para tal, foi utilizada uma abordagem mista, recorrendo-se simultaneamente ao método qualitativo e ao método quantitativo. No método qualitativo, foram resumidos e comparados dois relatórios corporativos da The Walt Disney Company, um datado de 2008 e outro de 2022. No método quantitativo, foi aplicado um inquérito por questionário, constituído por escalas previamente validadas. O questionário aplicou-se exclusivamente a elementos da Geração X e da Geração Y, constituindo uma amostra de conveniência (N=172). A análise comparativa do relatório revelou mudanças significativas, com destaque para a priorização da diversidade, equidade e inclusão (DEI), mas demonstrou também que a Disney se manteve fiel aos seus valores. Quanto aos resultados do inquérito não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas nas perspetivas de ambas as gerações. No entanto, a pesquisa confirmou a existência de um relacionamento positivo entre a RSC e a imagem de marca, validando duas das três hipóteses formuladas. Estes resultados reforçam a importância do investimento da RSC para a construção e manutenção de uma imagem de marca sólida.
- O papel da equipa educativa na inclusão de todas as criançasPublication . Jesus, Ana Catarina Beira de; Simões, AnaO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. A PPS II ocorreu num Jardim de Infância privado no concelho de Sintra, numa sala de Jardim de Infância com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. O documento pretende ilustrar todo o processo de reflexão, intervenção e investigação realizados, mobilizando e articulando conhecimentos que contribuíram para o meu desenvolvimento profissional. O grupo de crianças com o qual intervim contemplava duas crianças com algumas Necessidades Educativas Especiais (NEE) que, frequentemente, se isolavam das restantes crianças. Face ao exposto, tomei a decisão de realizar uma investigação em torno da seguinte problemática: o papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças. No que se refere à metodologia adotada, realizei um estudo de natureza exploratória, com recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: i) observação direta e participante (com a elaboração de notas de campo, reflexões semanais e registos fotográficos) e ii) uma entrevista à educadora cooperante (com a elaboração de um guião semiestruturado). Os resultados obtidos parecem apontar para as seguintes conclusões: i) verifica-se alguma rejeição de algumas crianças pelos seus pares, no que diz respeito às brincadeiras e ii) existe ainda a necessidade de sensibilizar e consciencializar os/as profissionais de educação para a inclusão de todas as crianças, para que estas tenham as mesmas oportunidades, sendo fulcral o papel da equipa educativa neste processo.