Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A interdisciplinaridade entre a técnica de dança contemporânea e a disciplina gímnica de Teamgym: no 11º ano ensino artístico especializado de dança da escola básica e secundária Luís António Verney

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Luisa.pdf15.54 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Técnica de Dança Contemporânea, na atualidade, é marcadamente influenciada não só pelas experiências coreográficas, como pela inclusão de outras técnicas numa relação sinérgica e singular. É, portanto, um lugar em mutação, o que confere, ao processo de ensino-aprendizagem, uma enorme dinâmica no contexto do ensino artístico especializado. Por sua vez, o corpo, enquanto agente e objeto de aprendizagem, pode ser uma instância partilhada por diferentes técnicas e disciplinas. Assim, entende-se por relação interdisciplinar a possibilidade de interferência e cruzamento de duas, ou mais, disciplinas, que embora não partilhem os mesmos objetivos ou propósitos, contribuem de forma complementar no contexto do processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação, pretende questionar a possibilidade de relação e, por consequência, interdisciplinaridade entre a Técnica de Dança Contemporânea e o TeamGym na turma do 11º ano da Escola Básica e Secundaria Luís António Verney. Deste modo, procurou-se, através do desenvolvimento de um estágio no contexto do ensino artístico especializado de dança, pensar na relação sinérgica que possa existir entre as duas disciplinas, ressalvando o que é comum e o que é específico de cada uma. Onde, o corpo e o trabalho técnico, deslizaram entre as duas disciplinas de modo a ampliar as hipóteses no processo de ensino-aprendizagem, potenciando, ainda mais, as suas possibilidades enquanto agente e objeto de aprendizagens. O TeamGym, como disciplina jovem, encontra-se numa fase de crescimento e de consolidação da sua sistematização, contudo, apresenta uma rigorosa codificação no que respeita aos elementos técnicos possíveis, isto é, contém um exigente sistema de pontuação e uma descrição das possibilidades do corpo. No contexto deste estágio, foram desenvolvidos elementos relativos ao aparelho de Solo que foram articulados e inseridos no contexto da aula de Técnica de Dança Contemporânea. Assim, testou-se a possibilidade de mutação e de absorção de uma técnica altamente codificada, como o TeamGym, no seio de uma disciplina com uma grande variabilidade e um vasto espetro de possibilidades. Aferindose, deste modo, as mais-valias na inclusão de uma disciplina altamente codificada, enquanto ferramenta de trabalho e de ampliação do processo de ensino-aprendizagem da Técnica de Dança Contemporânea.
ABSTRACT - Nowadays, Contemporary Dance Technique is markedly influenced not only by choreographic experiences, but also by the inclusion of other techniques in a synergistic and unique relationship. It is, therefore, a place in mutation, which gives the teachinglearning process an enormous dynamic in the context of specialized artistic education. In this sense, the body, as an agent and learning object, can be an instance shared by different techniques and disciplines. Thus, an interdisciplinary relationship is understood as the possibility of interference and crossing of two, or more, disciplines, which, although they do not share the same objectives or purposes, they contribute in a complementary way in the context of the teaching-learning process. This research intends to question the possibility of a relationship and, consequently, interdisciplinarity between the Contemporary Dance Technique and TeamGym in the 11th grade class of the Luís António Verney School. In this way, through the development of an internship in the context of specialized artistic teaching in dance, an attempt was made to think about the synergistic relationship that exists between the two disciplines, emphasizing what is common and what is specific to each one. Where, the body and technical work, moved between the two disciplines to expand the possibilities of the teaching-learning process, further enhancing its potentials as an agent and object of learning. TeamGym, as a young discipline, is in a phase of growth and consolidation of its systematization, however, it presents a rigorous codification regarding possible technical elements, that is, it contains a rigorous scoring system and a description of the possibilities of the body. In the context of this internship, elements related to the Floor apparatus were developed and then articulated and inserted into the context of the Contemporary Dance Technique class. Thus, the possibility of mutation and absorption of a highly codified technique, such as TeamGym, was tested within a discipline with great variability and a vast spectrum of possibilities. In this way, assessing the added value of including a highly codified discipline, as a work tool and expansion of the teaching-learning process of Contemporary Dance Technique.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança

Keywords

Técnica de dança contemporânea Teamgym Interdisciplinaridade Contemporary dance technique Teamgym Interdisciplinarity

Citation

Costa Martins, L. (2023). A interdisciplinaridade entre a técnica de dança contemporânea e a disciplina gímnica de Teamgym: no 11º ano ensino artístico especializado de dança da escola básica e secundária Luís António Verney [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/16700

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança