Browsing by Issue Date, starting with "2023-08-28"
Results Per Page
Sort Options
- A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridadePublication . Moreno, Mariana Oliveira; Rodrigues, MargaridaO presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. O relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, são apresentadas, sucintamente, as práticas desenvolvidas no 1.º CEB, numa turma de 3.º ano, e no 2.º CEB, no 5.º e no 6.º anos. É ainda realizada uma análise comparativa entre os dois contextos. A segunda parte do relatório diz respeito ao estudo desenvolvido no 1.º CEB. Este teve como problemática A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade. O estudo realizado tem como objetivo compreender as estratégias de cálculo mental, envolvendo números naturais e frações, utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade. Com o intuito de dar resposta à problemática, foram definidas as seguintes questões de investigação: (i) Quais as estratégias de cálculo mental, envolvendo números naturais, utilizadas pelos alunos do 3.º ano de escolaridade?; (ii) Quais as estratégias de cálculo mental, envolvendo frações, utilizadas pelos alunos do 3.º ano de escolaridade? e (iii) Como evoluem os alunos na utilização das estratégias de cálculo mental? O estudo realizou-se com a análise das estratégias utilizadas nas quatro tarefas propostas ao grupo de investigação. Em suma, os dados recolhidos permitem observar que os alunos recorrem, maioritariamente, às estratégias aditivas, multiplicativas da decomposição, multiplicativas de compensação, multiplicativa de relação entre as operações e as estratégias multiplicativas para frações como operadores. No que diz respeito à evolução das estratégias utlizadas pelos alunos, evidencia-se que três alunos mantiveram um trabalho constante (dois com maior recurso a estratégias multiplicativas e um outro com maior utilização de estratégias aditivas), e que três alunos apresentaram alguma evolução, passando a recorrer a estratégias mais complexas.
- O desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia em português e em história e geografia de Portugal no 2.º CEBPublication . Krachkovska, Viktoriya; Hortas, Maria JoãoO presente relatório final emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa, que prevê a realização de duas práticas de ensino supervisionadas, uma no 1.º e outra no 2.º CEB e, na sua sequência, a elaboração de um estudo de cariz investigativo. A investigação apresentada no presente relatório assumiu como ponto de partida a problemática As experiências de aprendizagem de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB podem contribuir para o desenvolvimento de CCD, indispensáveis para a construção de uma Sociedade Democrática e para a formação de uma cidadania transformadora da realidade social, da qual emergiram três objetivos de investigação: i) Reconhecer as potencialidades do conhecimento histórico-geográfico e do estudo de géneros literários (fábulas) para o desenvolvimento das CCD; ii) Relacionar as metodologias de ensino do Português e da HGP com o desenvolvimento das CCD; iii) Avaliar o contributo das experiências de aprendizagem implementadas em POR e HGP para o desenvolvimento de CCD nos alunos. Para o desenvolvimento do estudo, mobilizou-se uma metodologia mista, com análise quantitativa dos registos de desempenho dos alunos a partir das grelhas de observação e, análise de conteúdo realizada a partir das planificações das sequências didáticas e das produções escritas dos alunos em HGP e POR. Os resultados obtidos permitem-nos reconhecer que i) as temáticas da HGP e o estudo de fábulas em Português fazem emergir as CCD na sala de aula, caso exista essa intencionalidade pedagógico-didática; ii) as metodologias de trabalho ativas, sustentadas num modelo construtivista que coloque o aluno no centro do processo de aprendizagem, concorrem para o desenvolvimento das CCD e, iii) as experiências de aprendizagem implementadas nas aulas de HGP e POR concorreram para o desenvolvimento das CCD valorização da diversidade cultural, respeito, capacidades de análise e de pensamento crítico e conhecimento e compreensão crítica de si mesmo.
- Relação entre os resultados académicos a português e história e geografia de Portugal e as emoções sentidas relativamente a tarefas associadas a estas disciplinasPublication . Pereira, Margarida Simons Sevivas Mendes; Almeida, TiagoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte é apresentada uma descrição sintética da prática desenvolvida e a sua análise crítica e comparativa, tanto num contexto de 1.º como de 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º Ciclo, o período de observação e intervenção decorreu numa turma de 4.º ano de escolaridade, num estabelecimento de ensino internacional e, no 2.º ciclo, a Prática de Ensino Supervisionada foi em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, numa instituição de cariz privado. No segundo contexto, efetuou-se uma investigação que será apresentada ao longo da segunda parte do presente relatório. Esta investigação incide na relação entre os resultados académicos nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal e as emoções sentidas relativamente às tarefas associadas a estas mesmas disciplinas, em alunos do 5.º ano de escolaridade. De modo a responder-se a esta problemática, definiram-se como objetivos específicos do estudo: i) Compreender as emoções dos alunos face às disciplinas de Português e HGP; ii) Analisar uma relação entre os resultados académicos e as emoções dos alunos relativamente aos testes de avaliação formativa nas disciplinas de Português e HGP e iii) Identificar o que influencia a diferenciação perante as motivações dos alunos em ambas as disciplinas. De acordo com os objetivos definidos para a investigação, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com o recurso ao inquérito por questionário, seguido de análise estatística através da construção de tabelas e gráficos no Excel. Os resultados da investigação indicam que os resultados académicos obtidos nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal estão intimamente relacionados com as emoções e as motivações sentidas pelos alunos durante a realização das tarefas associadas às mesmas, o que se demonstrou fulcral de forma a ter uma atitude de maior atenção perante ambas aquando do início da minha intervenção docente.
- Um percurso para o desenvolvimento de competências ortográficas e linguísticas: ditado cooperativoPublication . Sampaio, Ana Rita Brito Chedas de; Sousa, Otília deEste relatório desenvolve-se no contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, estando dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se e analisa-se reflexivamente as duas práticas desenvolvidas em 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB). Apresenta-se, igualmente, uma análise comparativa entre as duas práticas. Na segunda parte, apresenta-se o estudo subordinado ao tema Um percurso para o desenvolvimento de competências ortográficas e linguísticas: cooperativo. Foi finalidade deste estudo perceber qual o impacto do ditado cooperativo no ensino e aprendizagem da ortografia, tendo em conta os casos das homófonas / em posição final de palavra, homófonas nasais antes de
/ e nos restantes contextos e homófonas <ão>/ em posição final de palavra. A amostra do estudo foi constituída por um grupo de 24 alunos do 2.º ano. Para concretizar este estudo de caráter misto, aproximado do Design-based research, realizou-se o levantamento e análise das conceções dos alunos acerca do ditado e do trabalho sobre o erro antes e após a intervenção. Para selecionar os casos ortográficos a trabalhar aquando da intervenção, procedeu-se a uma diagnose acerca dos conhecimentos ortográficos dos alunos, efetivada pelo levantamento e análise de erros ortográficos de duas produções escritas de cada aluno. Para esta análise foi mobilizada estatística inferencial e descritiva. Então, implementaram-se sete ditados metalinguísticos, tendo-se gravado em áudio as interações de pares de trabalho em momento de resolução dos desafios ortográficos, as quais foram devidamente analisadas. No final do ensino e aprendizagem de cada caso ortográfico selecionado, aplicaram-se fichas de verificação e, no final da intervenção, um ditado de frases. Os resultados foram analisados com estatística inferencial e descritiva. Com a análise dos dados recolhidos, verificou-se que os ditados metalinguísticos podem conduzir a um ensino e aprendizagem da ortografia efetivos e motivadores, assentes em aprendizagem cooperativa.
- Qual a influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral de alunos do 6.º ano de escolaridade?Publication . Jesus, Maria de Sousa; Ferreira, PatríciaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento incide na reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida em duas valências do ensino básico e num estudo de investigação-ação realizado no contexto do 2.º CEB. Centrando-se na compreensão da influência da prática de Tertúlias Dialógicas Literárias na produção oral dos alunos, foi desenvolvida uma investigação no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como participantes 39 alunos pertencentes a duas turmas, dos quais foi selecionada uma amostra de quatro alunos para a realização de estudos de caso. O tema desta investigação ganhou sentido após constatação das dificuldades ao nível da produção oral destes alunos; da vigente implementação de um projeto educativo alusivo à prática das Tertúlias Dialógicas Literárias; e, por fim, pelo interesse pessoal da investigadora pelo desenvolvimento da produção oral dos alunos. O presente estudo é qualitativo e apoia-se na investigação-ação, sendo que a metodologia de projeto já existente e aplicada em ambas as turmas sofreu, no âmbito do estudo, algumas adaptações, com o objetivo de direcionar esta prática para uma avaliação do desenvolvimento da produção oral dos alunos. Esta avaliação, por sua vez, foi feita com o apoio de tabelas de observação, utilizadas como técnica de recolha de dados. Assim, o relatório subdivide-se em três secções fundamentais. Na primeira secção, são feitas uma descrição sintética e análise crítica referentes às duas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito desta Unidade Curricular. Na segunda secção, é feita a apresentação do estudo com devida fundamentação teórica, respetiva metodologia utilizada e, por fim, apresentação dos resultados seguida das conclusões. Por fim, na terceira e última secção do relatório, é apresentada uma reflexão final acerca da presente Unidade Curricular, assim como as referências bibliográficas e os anexos. Os resultados obtidos através do estudo permitem concluir que a prática de Tertúlias Dialógicas Literárias, juntamente com outras práticas complementares, resulta no aprimoramento da produção oral dos alunos.