Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação entre os resultados académicos a português e história e geografia de Portugal e as emoções sentidas relativamente a tarefas associadas a estas disciplinas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio final Margarida Sevivas_vf.pdf3.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte é apresentada uma descrição sintética da prática desenvolvida e a sua análise crítica e comparativa, tanto num contexto de 1.º como de 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º Ciclo, o período de observação e intervenção decorreu numa turma de 4.º ano de escolaridade, num estabelecimento de ensino internacional e, no 2.º ciclo, a Prática de Ensino Supervisionada foi em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, numa instituição de cariz privado. No segundo contexto, efetuou-se uma investigação que será apresentada ao longo da segunda parte do presente relatório. Esta investigação incide na relação entre os resultados académicos nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal e as emoções sentidas relativamente às tarefas associadas a estas mesmas disciplinas, em alunos do 5.º ano de escolaridade. De modo a responder-se a esta problemática, definiram-se como objetivos específicos do estudo: i) Compreender as emoções dos alunos face às disciplinas de Português e HGP; ii) Analisar uma relação entre os resultados académicos e as emoções dos alunos relativamente aos testes de avaliação formativa nas disciplinas de Português e HGP e iii) Identificar o que influencia a diferenciação perante as motivações dos alunos em ambas as disciplinas. De acordo com os objetivos definidos para a investigação, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com o recurso ao inquérito por questionário, seguido de análise estatística através da construção de tabelas e gráficos no Excel. Os resultados da investigação indicam que os resultados académicos obtidos nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal estão intimamente relacionados com as emoções e as motivações sentidas pelos alunos durante a realização das tarefas associadas às mesmas, o que se demonstrou fulcral de forma a ter uma atitude de maior atenção perante ambas aquando do início da minha intervenção docente.
This report is developed in the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master's in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, a synthetic description of the practice developed, and its critical and comparative analysis are presented, both in a Primary School context and in a Secondary School context. In the 1st cycle, the observation and intervention period took place in a 4th year class, in an international educational establishment and, in the 2nd cycle, the Supervised Teaching Practice was in two 5th year classes, in a private institution. In the second context, an investigation was carried out which will be presented throughout this part of the report. This research focuses on the relationship between academic results in the subjects Portuguese and History and Geography of Portugal and the emotions felt regarding the tasks associated with these subjects in 5th grade students. In order to answer this issue, the following specific objectives were defined: i) To understand students' emotions towards the subjects of Portuguese and HGP; ii) To analyse a relationship between students' academic results and emotions towards formative assessment tests in the subjects of Portuguese and HGP and iii) To identify what influences the differentiation towards students' motivations in both subjects. According to the objectives defined for the research, a quantitative methodology was used, with recourse to the questionnaire survey, followed by statistical and inferential analysis through the construction of tables and graphs in Excel. The results of the research indicate that the academic results obtained in the subjects Portuguese and History and Geography of Portugal are closely related to the emotions and motivations felt by students during the performance of the tasks associated with them, which proved to be crucial in order to have a more attentive attitude towards both at the beginning of my teaching intervention.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Resultados académicos Emoções Motivações 2.º ciclo do ensino básico Academic results Emotions Motivations 2nd cycle of basic education

Citation

Pereira, M. S. S. (2023). Relação entre os resultados académicos a português e história e geografia de Portugal e as emoções sentidas relativamente a tarefas associadas a estas disciplinas (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16876

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue