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Aprender na relação: um estudo de caso sobre as interações entre adultos e crianças

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Abstract(s)

O presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada II, realizada em contexto de jardim de infância entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Realizado a partir da observação e intervenção numa sala de crianças de 3 anos, este documento procura apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, todo o percurso interventivo e investigativo exercido no contexto. A problemática “Quais as reações das crianças às diferentes interações/posicionamentos do adulto?” surgiu a partir das observações realizadas no decorrer da prática, nas quais foi possível constatar a diversidade de reações das crianças às diferentes interações dos adultos. Neste sentido, para a investigação desenvolvida, definiram-se os seguintes objetivos: (i) caracterizar as formas de interações dos adultos com as crianças, aprofundado as suas possíveis vantagens e desvantagens; (ii) analisar e caracterizar as reações diretas das crianças às interações dos adultos; e (iii) identificar os comportamentos de empatia, autonomia e entreajuda que possam evidenciar uma aprendizagem a partir das interações das crianças com os adultos. A presente investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso de natureza qualitativa. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante e não participante, pesquisa documental e notas de campo. Através da análise dos dados foi possível verificar que, ao oferecer uma solução fundamentada, muitas vezes, o adulto acaba por fazer também uma proposta de autonomia. A autonomia vai sendo adquirida ao longo do tempo e apenas é possível que uma criança seja autónoma se for incentivada a isso. Para tal, é necessário que o adulto esteja aberto ao erro, às tentativas falhadas. Estar aberto ao erro implica que reaja de forma calma e com naturalidade, tendo a possibilidade de modular a emoção da criança. Todas estas ações, com o hábito, promovem a entreajuda e os comportamentos de empatia entre as crianças. Ao relacionar-se com as crianças, o adulto ajuda-as a aprenderem como se podem relacionar também umas com as outras.
This report stems from Supervised Professional Practice II, carried out in a kindergarten context between October 2021 and February 2022, within the scope of the Master’s Degree in Pre-School Education. This document seeks to present, in a reflective and reasoned way, the entire intervention and investigation done in a 3-year-old children class. The problematic “What are the reactions of the children to the different interactions/positions of the adult?” emerged from the observations made during the practice, in which it was possible to verify the diversity of children's reactions to the different interactions of adults. In this sense, for the research carried out, the following objectives were defined: (i) characterizing the forms of interactions between adults and children, deepening their possible advantages and disadvantages; (ii) analyzing and characterizing children's direct reactions to adult interactions; and (iii) identifying behaviors of empathy, autonomy and mutual help that can show learning from the interactions of children with adults. The current investigation is characterized by being a qualitative case study. The data collection techniques and instruments used were participant and non-participant observation, documentary research and field notes. Through data analysis, it was possible to verify that, when offering a reasoned solution, many times, the adult ends up also making a proposal of autonomy. Autonomy is acquired over time, and it is only possible for a child to be autonomous if encouraged to do so. For this, it is necessary that the adult is open to error, to failed attempts. Being open to error implies reacting calmly and naturally, with the possibility of modulating the child's emotions. All these actions, done repeatedly, promote mutual help and empathetic behaviors among children. When relating with children, the adult helps them to learn how they can also relate with each other.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Interação Reação Relação Crianças Jardim de infância Educação de infância Interaction Reaction Relationship Children Kindergarten Childhood education

Citation

Wemans, M. M. C. (2023). Aprender na relação: um estudo de caso sobre as interações entre adultos e crianças (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16571

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Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

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