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- As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.ºciclo do ensino básicoPublication . Coelho, Catarina Sofia Pascoal; Valente, BianorO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, é feita uma breve descrição dos estágios ocorridos no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 2.º CEB, seguida de uma análise crítica e reflexiva, que compara a prática pedagógica em ambos os ciclos de ensino. Na segunda parte é apresentado um Estudo Empírico, desenvolvido com uma das turmas de 6.º ano de escolaridade, onde foi realizada a PES II. O estudo aborda a temática das Conceções Alternativas (CA) que os alunos apresentam sobre o funcionamento do sistema cardiovascular humano. Os principais objetivos do estudo foram: (i) identificar as CA que discentes apresentavam, inicialmente, sobre o sistema cardiovascular humano; (ii) elaborar uma sequência de atividades sobre este sistema, que visasse a desconstrução das CA identificadas; (iii) verificar a existência de mudanças nas CA, após a aplicação da sequência de atividades. Participaram no estudo 19 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos. Em relação à metodologia utilizada, o estudo seguiu as características de uma investigação-ação. Para a recolha dos dados foi aplicado um questionário em duas fases distintas da investigação – no início, para identificar as CA e no final, para verificar a existência de mudanças. Como técnicas e métodos para análise dos dados obtidos recorreram-se a técnicas de análise estatística e de análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram identificar as principais CA dos alunos sobre o sistema cardiovascular humano e a demonstraram que a aplicação da sequência de atividades planificada se revelou eficaz para a desconstrução de algumas das CA detetadas.
- O desenho como prática artística e educativa em contextos não formaisPublication . Angelozzi, Marta; Sá, Kátia; Pereira, TeresaO presente estudo prático realizado no âmbito do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, inclui três laboratórios de desenho desenvolvidos em contextos educativos não formais. Visou promover uma transformação, na perspetiva dos participantes, acerca do desenho/ ato de desenhar, pretendendo: i) proporcionar novas perspetivas sobre a prática do desenho, desconstruindo estereótipos sobre a ideia de “saber desenhar”; ii) facilitar um espaço de criação artística através de práticas de desenho colaborativo em contexto não formal; iii) operacionalizar processos artísticos-educativos promovendo a criatividade e o pensamento crítico. O projeto assenta numa abordagem A/r/tográfica, que se articula no espaço de conexão à minha própria prática artística, por intermédio de uma proposta educativa que pressupõe uma abordagem multifacetada ao desenho, tendo por base processos colaborativos e como referência o método de ensino de Bruno Munari — que potenciou aprendizagens e aproximação ao processo de criação artística, através do fazer. Ao revelar uma dimensão educativa e participativa da prática artística, este estudo permitiu refletir sobre os diálogos e aprendizagens que se podem gerar quando o desenho é realizado em colaboração, e de como o desenho enquanto ação colaborativa, pode tornar-se numa ferramenta de aprendizagem e descoberta sobre nós e os outros.
- Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líderPublication . Baú, Daiane; Miranda, Sandra Marisa LopesNunca antes as relações públicas ocuparam um lugar tão preponderante no contexto organizacional como na atualidade. À medida que cresce o corpo de conhecimento no campo, aumentam também os debates e as pesquisas em torno dos estilos e competências de liderança considerados eficazes. Neste cenário, a partir das vivências de profissionais da área, buscou-se analisar quais são as condições e competências necessárias para que se possa exercer com sucesso a liderança em agências de relações públicas. A presente investigação incide sobre os processos da liderança nas agências brasileiras de relações públicas e recorre à metodologia mista conduzida em duas etapas, o que resulta na maximização dos pontos fortes e na compensação das fraquezas de cada abordagem. Realizou se primeiramente a recolha e análise de dados qualitativos obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com três profissionais brasileiros que ocupam posição de liderança em agências de relações públicas. Paralelamente, procedeu-se a recolha e análise estatística de dados quantitativos obtidos através de um inquérito por questionário que foi respondido por 152 profissionais brasileiros que trabalham nas vinte maiores agências do país. Os resultados apontam que os líderes no campo das relações públicas usam diferentes estilos de liderança dependendo das demandas de cada situação, com maior tendência para comportamentos transformacionais e autênticos, caracterizados pelo interesse genuíno no bem-estar dos funcionários e na promoção de uma atmosfera de confiança que promove a criação de um vínculo entre líderes e liderados. Espera-se que as descobertas e reflexões alcançadas com a presente investigação possam contribuir para o aperfeiçoamento do campo e aprimoramento da compreensão da liderança de relações públicas no contexto brasileiro.
- The role of Sá Carneiro in the building of the Portuguese democracy: memory(ies) of the agents of change through the pressPublication . Rezola, Maria InáciaThis article aims to analyse how the press has depicted Francisco Sá Carneiro, founder of the Social Democratic Party, regarding his role in the construction of Portuguese democracy. Debates on the Portuguese transition to democracy focus almost invariably on its revolutionary phase and on the relative importance of its actors and agents of change. Nonetheless, little attention has been paid to the role of civilian leaders during or after the 74-75 Revolution. In addition, the impact of the media on the historical memory of the Portuguese transition remains an underexplored research topic. Considering the importance of the media in shaping public opinion and in the process of building the historical memory, we will undertake a qualitative analysis of piece of news published on Sá Carneiro and his role in Portuguese democratization. Our research will focus on Portuguese and Spanish largest newspapers in order to perceive if Sá Carneiro’s memory also changed abroad. This article argues that the press hasn’t paid much attention to Sá Carneiro’s role in the democratisation process, echoing mythologized visions of the centrist leader.
- Importância do jogo para a motivação e sucesso educativo de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Pinheiro, Maria José Segura; Madureira, IsabelÉ do conhecimento geral o enorme interesse que as crianças possuem pelos jogos e brincadeiras. Sabe-se que através dos brinquedos e jogos vão descobrindo o mundo que as rodeia e aprendem a reagir e a resolver os problemas que se lhe apresentam.Por esse motivo é tão importante que a criança brinque e o faça o mais possível. Conscientes de que as crianças com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual possuem dificuldades de aprendizagem, mas acreditando que se pode incrementar o seu sucesso académico, procurando incentivos e estratégias, pretendemos compreender se a atividade lúdica poderá ser um contributo positivo em alunos com a problemática referida. Reconhecemos que estas crianças se desmotivam mais facilmente, pois apercebem-se que o seu esforço, apesar de maior, não é suficiente para obter o sucesso dos outros alunos da turma. Também são, na maior parte dos casos, crianças que brincam menos e que interagem muito pouco com os seus pares. São, por isso, duplamente prejudicados no que concerne às aprendizagens comparativamente às outras crianças com desenvolvimento típico. Foi nesta perspetiva, sabendo que o jogo e as brincadeiras têm um papel de grande relevo na vida das crianças, que surgiu a ideia de os associar à sala de aula, ao trabalho diário, às aprendizagens... Partimos do objetivo: “Conhecer a influência e a importância do jogo na motivação e participação das crianças com PDI nas atividades escolares” para se perceber se a partir da interação com o material do jogo, com os seus pares e com a interajuda que daí advém, o jogo pode trazer benefícios as crianças com PDI, no que respeita ao interesse pela escola, à motivação pelos conteúdos, à participação, ao sucesso académico. Esta investigação foi desenvolvida com base numa metodologia qualitativa, operacionalizada através de um estudo de caso que envolveu a realização de entrevistas a três alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, às docentes que com eles trabalham diariamente e também através da observação de aulas onde estes alunos estão inseridos e onde foram aplicados jogos. Em termos gerais, os resultados mais significativos, obtidos através das entrevistas e das observações referidas, sublinham a importância da atividade lúdica na motivação dos alunos com PDI, permitindo verificar também que a sua participação é semelhante à dos seus pares, quando os jogos são implementados. Conclui-se que os jogos desempenham outras funções importantes no desenvolvimento dos alunos com esta problemática: desenvolvem a linguagem, a autonomia a interação com os pares e o respeito pelas regras e combatem a inibição. Melhoram a autoestima e a confiança em si próprios porque obtêm sucesso através do jogo. A situação de jogo desenvolve nos alunos a concentração/atenção e o raciocínio e é fator de prazer e diversão. A vontade de continuar a jogar e aprender verificou-se sempre que os jogos foram aplicados.
- Práticas teatrais com crianças em contexto de educação não formal: desenvolvimento de competências pessoais esociais e potencialidades das práticas artísticasPublication . Correia, Ana Luísa Agostinho; Falcão, MiguelEsta investigação foi desenhada tendo em conta a seguinte pergunta de partida: Como pode a atividade de um grupo de teatro constituído por crianças com idades entre os 7 e os 13 anos, em contexto de educação não formal, promover o seu conhecimento da linguagem artística e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais? A partir desta pergunta, e dirigidos para a ação, emergiram três objetivos gerais: i) compreender de que modo as crianças podem participar no processo de criação de um espetáculo em contexto de educação não formal; ii) perceber que competências pessoais e sociais são valorizadas pelas crianças em contexto de criação teatral; e iii) perceber que dimensões, do desenvolvimento pessoal e social e da aprendizagem dos processos e técnicas artísticas, são valorizados pela comunidade de colaboradores e espetadores. O estudo enquadra-se no paradigma sociocrítico, em que a natureza da investigação e a conceção do conhecimento se vão orientando no caminho para a mudança, tratando-se, portanto, de uma investigação-ação. Assenta numa metodologia qualitativa, apoiada por instrumentos de recolha de dados e respetivas técnicas de análise. As crianças participantes no estudo frequentavam um Centro de Atividades de Tempos Livres na zona da Marinha Grande e a sua inscrição no grupo de teatro foi realizada de forma voluntária. A triangulação de dados aponta para a reconhecida importância da prática teatral com crianças, quer do ponto de vista das crianças envolvidas quer dos espetadores e colaboradores. A investigação permite concluir que a atividade do grupo de teatro infanto-juvenil promove o conhecimento e o desenvolvimento de competências das crianças, através i) da realização da prática teatral de forma continuada, ao longo do ano letivo; ii) da realização de jogos teatrais e improvisações recorrendo a experiências individuais e grupais continuadas; e iii) da integração das crianças no processo de criação de um espetáculo.
- A fórmula dos Unicórnios: qual é o timing para se investir em Assessoria de ComunicaçãoPublication . Pedro, Joana Rodrigues; Reis, José RuiSão cada vez mais valorizadas estratégias de comunicação no setor empresarial e são também cada vez mais as agências de comunicação disruptivas que lhes criam o conceito certo para o sucesso. É também evidente o impacto dos negócios emergentes para a economia nacional. Unicórnios que partem de projetos de incubação para as bocas do mundo ou, por outro lado, de startups estabelecidas noutros países, mas que têm em atenção o cenário tecnológico português e se instalam em Portugal, tendência que abala o ecossistema. Contudo, à comunicação associa-se, invariavelmente, uma estratégia, um target e a fórmula certa de se construir uma reputação. Entra aqui o profissional de Relações Públicas, que antes de planificar, tem de definir o momento certo para fazê-lo. Neste sentido, este relatório compreende um período de um estágio curricular com a duração de três meses, numa agência de comunicação que trabalha essencialmente startups tecnológicas. Com recurso a uma metodologia de base etnográfica, neste trabalho questiona-se a importância dos serviços de relações públicas para negócios emergentes, que ainda estão a ganhar crédito no mercado, muito antes de estabelecerem como objetivo conquistarem reputação.
- O papel da aprendizagem de trompa no desenvolvimento da motricidade orofacialPublication . Pascoal, Hugo Miguel Regueira; Guerreiro, PauloResumo I - A primeira parte deste Relatório de Estágio está relacionada com a prática pedagógica, especificamente, com o Estágio do Ensino Especializado, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, na Escola Superior de Música de Lisboa. Este estágio foi realizado no decorrer do ano letivo 2021/2022, na Escola Profissional Metropolitana, em regime de observação. Por forma a contextualizar o estágio, é caracterizada a Escola Profissional Metropolitana, sua história, oferta educativa e como se insere na comunidade. De seguida, tendo sido observadas diversas aulas durante o estágio, foram selecionados três alunos de níveis distintos para constarem no relatório. Os alunos frequentaram o 8.º, 10.º e 12.º ano, respetivamente, e o professor cooperante foi o Professor Armando Martins. Foram também elaboradas 81 fichas de observação e nove planos de aulas, distribuídos de forma equitativa pelos três alunos, constituindo um total de 90 aulas. É ainda feita uma caracterização individual dos três alunos, uma breve descrição das aulas observadas e das aulas lecionadas. Por fim, é realizada uma reflexão crítica sobre a atividade realizada enquanto docente estagiário, analisando as estratégias usadas nas várias situações relativas aos alunos. Precisamente, desde os objetivos estabelecidos em conjunto com o professor, com vista à sua evolução, as dificuldades que estes revelaram e como se procurou a sua solução, e a importância do planeamento e organização ao lidar com alunos de diferentes faixas etárias e etapas de aprendizagem.
- A avaliação da inteligência musical e sua correlação com o estudo da música: estudo de caso no Conservatório Regional de Artes do MontijoPublication . Pereira, Vera Lúcia Silva; Cruz, Nuno IvoResumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de estágio é elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio do Ensino Especializado, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, como requisito essencial para a conclusão do Curso acima mencionado. Este primeiro capítulo tem por base o estágio em exercício de funções no Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM) e análise a três alunos de diferentes ciclos de ensino (1.º e 3.º ciclos e secundário) da classe da mestranda durante o ano letivo 2021/2022. No primeiro ponto são descritas e analisadas as principais competências a serem desenvolvidas ao longo do estágio, as expectativas iniciais face ao mesmo e os pontos positivos e negativos verificados pela mestranda. No ponto dois serão abordadas as características do Conservatório Regional de Artes do Montijo, entre elas, a sua localização e infraestruturas, abrangência/objetivos, corpo docente, alunos, cursos e tipos de regimes que são lecionados, parcerias e projetos futuros. No ponto três a mestranda apresenta uma caracterização da sua classe e dos três alunos observados. Por fim é apresentada uma reflexão crítica quanto à evolução e aquisição de conhecimentos, onde é descrita e analisada a atividade docente da mestranda durante o ano letivo em causa.