Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel da aprendizagem de trompa no desenvolvimento da motricidade orofacial

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Hugo Pascoal.pdf2.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - A primeira parte deste Relatório de Estágio está relacionada com a prática pedagógica, especificamente, com o Estágio do Ensino Especializado, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, na Escola Superior de Música de Lisboa. Este estágio foi realizado no decorrer do ano letivo 2021/2022, na Escola Profissional Metropolitana, em regime de observação. Por forma a contextualizar o estágio, é caracterizada a Escola Profissional Metropolitana, sua história, oferta educativa e como se insere na comunidade. De seguida, tendo sido observadas diversas aulas durante o estágio, foram selecionados três alunos de níveis distintos para constarem no relatório. Os alunos frequentaram o 8.º, 10.º e 12.º ano, respetivamente, e o professor cooperante foi o Professor Armando Martins. Foram também elaboradas 81 fichas de observação e nove planos de aulas, distribuídos de forma equitativa pelos três alunos, constituindo um total de 90 aulas. É ainda feita uma caracterização individual dos três alunos, uma breve descrição das aulas observadas e das aulas lecionadas. Por fim, é realizada uma reflexão crítica sobre a atividade realizada enquanto docente estagiário, analisando as estratégias usadas nas várias situações relativas aos alunos. Precisamente, desde os objetivos estabelecidos em conjunto com o professor, com vista à sua evolução, as dificuldades que estes revelaram e como se procurou a sua solução, e a importância do planeamento e organização ao lidar com alunos de diferentes faixas etárias e etapas de aprendizagem.
Resumo II - Na segunda parte deste trabalho procura-se demonstrar de que forma a aprendizagem de trompa contribui para o desenvolvimento da motricidade orofacial. Em concreto, é feito um estudo de caso de um aluno que, apresentando dificuldades no discurso e frequentando a terapia da fala, é-lhe recomendado pela sua terapeuta a aprendizagem de um instrumento de sopro, como complemento do seu tratamento. Com vista a uma melhor compreensão do tema, é feita a revisão de literatura sobre o conceito de motricidade orofacial e dois conceitos considerados essenciais para a aprendizagem de trompa: a embocadura e a respiração. A relação entre os três assenta no facto de que, a realização de exercícios de embocadura deve resultar no desenvolvimento da musculatura orofacial, e a realização de exercícios de respiração pressupõe a evolução da capacidade de respiração nasal, indo de encontro às necessidades específicas do aluno. Neste sentido, e assente numa base teórica, na apresentação e discussão de resultados é feita a descrição de como, ao lidar com um aluno sem quaisquer problemas ao nível da respiração, é dada preferência à capacidade de respiração oral, no entanto, verifica-se que a opção pela respiração nasal não provoca alterações significativas na performance e permitiu ao aluno em questão desenvolver a sua respiração nasal, um dos objetivos do seu tratamento. Por outro lado, a aplicação de exercícios de embocadura, sendo um aluno sem qualquer experiência ao nível do estudo musical, revelou-se um desafio, contudo, apresentam-se resultados positivos de evolução ao final do ano letivo.
Abstract I - The first part of this Internship Report is related to pedagogical practice, more specifically, with the Specialized Teaching Internship, within the scope of the Master's in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa. This internship was conducted during the academic year 2021/2022 at Escola Profissional Metropolitana, under observation. To contextualize the internship, it is made a characterization of Escola Profissional Metropolitana, its history and the environment in which it is inserted, as well as the educational offers available. During the internship, several classes were observed, and three students of distinct levels were selected to be included in the report. Students refer to the 8th, 10th and 12th grade, and the cooperating teacher was Professor Armando Martins. In this way, 81 observation sheets and nine lesson plans were created, evenly distributed among the three students, giving a total of 90 lessons. An individual characterization of the three students is also made, as well as a brief description of the observed and taught classes. Finally, a critical reflection is made on the teaching activity, analyzing the strategies that were used when dealing with the numerous situations that students may present. Precisely, from the objectives established together with the teacher, when thinking about their evolution, the difficulties they revealed and how their solution was sought, and the importance of planning and being organized when dealing with students of different age groups and at different stages of learning.
Abstract II - The second part of this work seeks to demonstrate how the learning of the horn contributes to the development of orofacial motricity. Specifically, a case study is made of a student who, having speech difficulties and attending speech therapy, is recommended by his therapist to learn a wind instrument as a complement to his treatment. To better understand the subject, a literature review is carried out about the concept of orofacial motricity and other two concepts considered essential when learning the french horn: the embouchure and breathing. The relationship between the three is based on the fact that, when practicing embouchure exercises, it should result in the development of orofacial muscles, and when practicing breathing exercises, it’s supposed to evolve the nasal breathing capacity, meeting the specific needs of the student. In this sense, and based on numerous scientific authors, when presenting and discussing the results, a description is made of how, when dealing with a student without any problems in terms of breathing, preference is given to the oral breathing capacity, however, it is verified that the option for nasal breathing does not cause significant changes in the performance and allowed the student in question to develop his nasal breathing, one of the goals of his treatment. On the other hand, the application of embouchure exercises, being a student without any experience in terms of musical study, proved to be a challenge, however, positive results of evolution were noticed at the end of the school year.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Trompa Ensino Motricidade orofacial Embocadura Respiração Horn Teaching Orofacial motricity Embouchure Breathing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License